3º ENCONTRO SERTANEJO DE CULTURA POPULAR
A Associação Cultural Pisada do Sertão, organização da sociedade civil do município de Poço de José de Moura, na Paraíba, irá realizar nos dias 27 e 28 de novembro, o 3º Encontro Sertanejo de Cultura Popular. O evento pretende reforçar o processo de fortalecimento das raízes e tradições envolvendo manifestações culturais de três estados: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O objetivo deste encontro é ratificar a arte popular como mecanismo de inserção sociocultural, fortalecendo a auto-estima dos artistas e da população local, em um grande intercambio entre as comunidades e a divulgação das artes produzidas na região. O evento contará com uma programação que envolve: apresentações de dança, teatro, música, repentistas e violeiros, além da exibição de vídeos, oficinas, exposição de artefatos da cultura popular e, por fim, a Conferência Livre de Cultura. O Encontro conta com o apoio do Banco do Nordeste (BNB) e do Sebrae. Mais informações: neiry.ana@hotmail.com e pisadadosertaocultural@bol.com.br, ou ainda, pelos telefones: 83. 35641095 / 91140201.


TINTIN CINECLUBE E PROGRAMADORA BRASIL
Curtas brasileiros que documentam ou ficcionalizam episódios importantes do cinema nacional serão destaque nesta quarta-feira (4), às 19h30, no Tintin Cineclube, em João Pessoa. Promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas – secção Paraíba, por meio do Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, com o apoio do Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), a sessão é gratuita e acontece no Cine Teatro Lima Penante que fica na AV. João Machado, 67, Centro. Serão exibidos quatro filmes que fazem parte do programa ‘Histórias do cinema brasileiro’ da Programadora Brasil: ‘Como se morre no cinema’, de Luelane Loiola, ‘O homem do morcego’, de Ruy Solberg, ‘Roberto’, de Amilcar Monteiro e ‘Simião Martiniano, o Camelô do cinema’, de Clara Angélica e Hilton Lacerda. A iniciativa faz parte do programa da Programadora Brasil, uma ação da Secretaria do Audiovisual do MinC, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Mais informações sobre os filmes podem ser encontradas no site da Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/57/. Mais informações: www.abdpb.org.br. Outras informações: (83) 3221-8450.


FESTIVAL DE AUDIOVISUAL - OFICINAS GRATUITAS
A capital paraibana se prepara para receber a 5ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que irá acontecer entre os dias 7 e 12 de dezembro, em João Pessoa. Este ano o festival traz a categoria Curta Independente, que irá permitir a participação de Curtas-metragistas não-universitários de todo país. Como já é tradição neste festival, as oficinas irão acontecer gratuitamente, e uma das convidadas a ministrar uma delas é a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, com curso de interpretação. Para quem tem interesse em aprender sobre a técnica de animação Pixilation, pode efetuar sua inscrição na oficina comandada por Marcos Camargo. Outro curso que promete é a oficina de roteiro que será realizada por Maurício Rizzo, roteirista do programa humorístico A Grande Família. Para a turma do audiovisual, uma boa oportunidade será a oficina de cinematografia digital, com Ralf Tambke, que utilizará o mesmo modelo de câmera do filme vencedor do Oscar, “Quem quer ser um milionário”, de Danny Boyle. As inscrições para as oficinas e seminários do Festival Aruanda são gratuitas e encerram-se no próximo dia 17. As fichas de inscrição e a programação completa estarão disponíveis no site: http://www.bc10.com.br/aruanda/. O contato com os organizadores do Festibval pelo e-mail:festaruanda@gmail.com.


O PATRIMÔNIO CULTURAL NA PAUTA
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) convida a todos a participar do Balaio do Patrimônio, encontro que visa debater as políticas públicas do patrimônio cultural, em suas manifestações materiais e imateriais empreendidas pelo Governo Federal. O evento irá acontecer amanhã, dia 5 de novembro, das 9 às 18h, no Centro Social de Educação Edílton César Nitão, no município de Nazarezinho, na Paraíba. Informações: (83) 3241-2959.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog