FLIBO 2010

Em março,
A COMUNIDADE LITERÁRIA se encontra em Boqueirão

De 18 a 21 de março a “Cidade das Águas”
se transforma na “Cidade das Rimas e Letras”.


“A Importância da Leitura para a Sociedade”, é este o tema da 1ª Feira Literária de Boqueirão – FLIBO, que até o dia 21 vai receber dezenas de convidados e participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estão na programação em debates, palestras, encontros, lançamentos, entre outras atividades.

Nessa aventura cultural, a literatura e a linguagem, estão no foco, abrindo-se para a universalidade de uma e a amplitude da outra, bem como a condição de suas raízes, respectivamente. Motivada pelo seu tema, a FLIBO está comprometida com a integração das diversas culturas envolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, com a democratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária.

Diversas atividades serão realizadas, baseadas na promoção e geração de conhecimentos, sem fronteiras culturais e sociais, reunindo um público diversificado e evitando isolamentos de quaisquer naturezas.

A FLIBO 2010 é uma realização da Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES), Prefeitura Municipal de Boqueirão e Centro de Formação Artística (CEFAR), numa ação conjunta entre Sebrae, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, SEBRAE, Pacto Novo Cariri e Subsecretaria Estadual de Cultura.

HOMENAGEADO

Na 1ª edição da Feira Literária de Boqueirão – FLIBO, o homenageado é o poeta paraibano RONALDO CUNHA LIMA.

Ronaldo José da Cunha Lima nasceu em Guarabira, Paraíba, Brasil, 18 de março de 1936, poeta e político. Estudioso da obra do poeta Augusto dos Anjos, Ronaldo participou com brilhantismo, do programa de televisão, Show sem Limite, respondendo sobre a vida e a obra do grande poeta paraibano. Membro da Academia Campinense de Letras, Membro do Conselho Federal da OAB. Ronaldo Cunha Lima ingressou na Academia de Letras em 11 de março de 1994, saudado pelo acadêmico Amaury Vasconcelos. Ocupa a cadeira de nº 14 da Academia Paraibana de Letras (APLPB).
 “Eu viverei de sonhos e utopias,
realizando as minhas fantasias,
tornando cada qual mais verdadeira.

Eu te farei presente em meus instantes.
Supondo que seremos sempre amantes,
haverei de te amar a vida inteira”.

Este poema está pode ser encontrado no Compact Disc intitulado: 50 CANÇÕES DE AMOR E UM POEMA DE ESPERA, recitados pelo próprio Ronaldo Cunha Lima.
FLIBO 2010
PROGRAMAÇÃO

18/03 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ:
CREDENCIAMENTO (SEDE DA ABES)

TARDE:

14h00 – 14h50 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“Captação de Recursos para Projetos Culturais e Sociais” (Alice Monteiro)
Alice Monteiro é Diretora Técnica do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri e facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba.

15h00 – 16h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“FLIP – reinventando a cidade a partir da Literatura” (Cristina Maseda)
Cristina Maseda é Coordenadora Geral da Flipinha, evento que acontece na Festa Literária Internacional de Paraty.
Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a FLIP realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em FLIP Programação Principal, FLIP - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

16h00 | TENDA DO CONHECIMENTO – PRAÇA DA ABES
Lançamentos Literários (acompanhe no http://flibo2010.blogspot.com)

NOITE: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

19h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Abertura oficial da FLIBO 2010, com Palestra de Antonio Mariano, escritor e editor do Correio das Artes, com o tema: “A Importância da Leitura e da Escrita na Cultura de um Povo”. Presença do homenageado da primeira edição da Feira Literária de Boqueirão, o Poeta Ronaldo Cunha Lima e representantes da Literatura Paraibana e Nacional.

21h00 | LOCAL: PRAÇA DA ABES
Momento MPB com Patrícia e Jr. Menezes

19/03 – SEXTA-FEIRA

MANHÃ

As inscrições para os minicursos serão realizadas de 01 a 10 de março na ABES, Praça da Independência, Boqueirão – PB.

 
08h30 – 12h30 | LOCAL: CRAS
MINICURSO DE CONTO – 40 VAGAS
Instrutor: Prof. Ms. Edson Tavares
Mestre em Teoria da Literatura

Caruaruense nascido em Recife e vivido em Santa Cruz do Capibaribe, divide sua vida entre Caruaru-PE e Campina Grande-PB, onde é professor universitário da área de Literatura. É Mestre em Teoria da Literatura, tendo pesquisado sobre a poesia de Fernando Pessoa: “Nítido como um girassol - Metamorfoses do olhar em Alberto Caeiro”. Em 2003, publicou sua dissertação, em livro homônimo. Apaixonado desde sempre por literatura, escreve desde que começou a aprender a fazer isso. Apaixonado por teatro, depois de experimentar-lhe todos os espaços concluiu que o seu é na platéia. Apaixonado pela vida, pretende viver lucidamente pelo menos 105 anos. Tem uma coluna semanal, “Diálogos Pessoanos”, no jornal Argumento (www.argumento.net).

TARDE

14h00 – 15h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“A Liberdade do Poeta numa Visão Filosófica” (Damião Ramos Cavalcanti)
Damião Ramos Cavalcanti, nascido na cidade de Pilar - PB, terra do escritor e romancista José Lins do Rego. Passou parte da sua infância em Itabaiana, quando, com seus 11 anos, foi estudar na cidade de João Pessoa, onde reside até hoje. Em 1966, viajou à Itália, onde, em Roma, realizou seus estudos de graduação e pós-graduação em Filosofia; em Paris, pósgraduou-se em Sociologia da Educação pela Sorbonne, de 1978 a 1983. Professor da Universidade Federal da Paraíba, desde 1973, onde prestou uma larga folha de serviço como docente e dirigente. Participou da criação da UEPB em Guarabira, da UNIPÊ e da FESP em João Pessoa. Hoje, dedica-se a escrever seus livros, como membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB; da Academia Paraibana de Letras - APL; da Academia Paraibana de Cinema - APC; da Associação Paraibana de Imprensa - API e da Academia Paraibana de Filosofia - APF. É advogado, escritor, poeta e cronista.

15h00 – 16h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Uma nova leitura do Ultrarromantismo” (André de Sena)
André de Sena é escritor, jornalista, Mestre em Literatura e está no último ano do Doutorado em Literatura (com a tese intitulada Visões do Ultrarromantismo: melancolia literária e modo ultrarromântico), estudando a literatura ultrarromântica europeia e brasileira. É autor dos livros de poesia Bosques da Moira e Miratio.

16h00 | TENDA DO CONHECIMENTO – PRAÇA DA ABES
Lançamentos Literários (acompanhe no http://flibo2010.blogspot.com)

NOITE

19h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“Literatura de não-ficção” (Bráulio Tavares)
Bráulio Tavares, poeta, escritor e compositor, estudou cinema na Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais, é pesquisador de literatura fantástica, compilou a primeira bibliografia do gênero na literatura brasileira, o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional, Rio, 1992), é colunista de jornal e escreve roteiro para shows, cinema e televisão. Nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 1950, morou em Belo Horizonte e Salvador, e vive no Rio de Janeiro desde 1982.


20h00 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Lançamento da I Coletânea Poética da ABES – Novos Poetas do Cariri Paraibano

21h00 | PRAÇA DA ABES
Momento MPB com Kaline Bertino




20/03 – SÁBADO

MANHÃ

08h30 | LOCAL: FEIRA
“A Poesia está em todo lugar”, com apresentações Culturais de Cordelistas, Violeiros e Trio de Forró

TARDE

14h30 – 15h30 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“As obras de Jorge Amado e sua trajetória sócio cultural” (Sudha Swarnakar)
Possui graduação – Bachelor of Art pela Indore University M. P. Índia (1965), graduação - Bachelor of Education (1972) e Mestrado em Letras pela mesma Universidade (1967). Mestrado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e doutorado em Comparative Theory – Dept. British Comparative and Cultural Studies – pela University Of Warwick Coventry (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Literatura e Interculturalidade, com ênfase em Literatura, Cultura, Cinema e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas, Jorge Amado, feminilidade e corpo feminino, estudos comparativos interculturais. Presidente da ABRAEC (2004-), membro de BCLA (2000-2004), LASA (2002-), ABRALIC (2006-), ABECAN (2006-). Membro do conselho Editoral de CLCWeb Journal, Revista Roteiro e revista Sócio Poética. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Inglesa e Norte Americana, Literatura Indiana e Literatura Comparada. Vem publicando principalmente nos seguintes temas: estudos temáticos, estudos culturais e estudos de gênero e construção da identidade cultural e imigrantes.

16h00 | TENDA DO CONHECIMENTO – PRAÇA DA ABES
Lançamentos Literários (acompanhe no http://flibo2010.blogspot.com)

NOITE

19h30 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
“A Literatura Paraibana da Geração 59 aos dias atuais” (Astier Basílio): Apresentação concisa da literatura paraibana: poesia, ficção e dramaturgia, de Augusto dos Anjos aos dias atuais.
Astier Basílio é pernambucano, mora atualmente em João Pessoa. É repórter do caderno Vida e Arte do Jornal da Paraíba, editor do Suplemente Augusto, desse mesmo jornal. Já publicou 5 livros, entre eles Searas do Sol (Idéia, 2001). Já publicou seus poemas em revistas como Poesia Sempre, Zunái, Cronópios, Bestiário e Correio das Artes.

20h30 | LOCAL: CEFAR – CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Divulgação do Resultado e Entrega da Premiação do 2º Concurso Literário Premio Cactos de Poesia 2010.

22h00 | PRAÇA DA ABES
Momento MPB com Célia Regina e Barbosa Filho

21/03 – DOMINGO

MANHÃ
Caixa de texto: As inscrições para os minicursos serão realizadas de 01 a 10 de março na ABES, Praça da Independência, Boqueirão – PB.
08h00 – 12h00 | LOCAL: CRAS
MINICURSO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
(30 VAGAS)
Instrutor: Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Doutorado em Literatura Brasileira, USP, 2000.

Possui graduação em Letras – Faculdades Integradas de Uberaba (1983), mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil, contos e literatura de cordel.

TARDE
14h00 | TENDA DO CONHECIMENTO – PRAÇA DA ABES
Bate-Papo com escritores e artistas e Ana Maria Brasil do Instituto Luso Hispano Brasileiro, sobre Intercâmbio Literário e Cultural entre Países Lusófonos

15h00 | TENDA DO CONHECIMENTO – PRAÇA DA ABES
Lançamentos Literários (acompanhe no http://flibo2010.blogspot.com)

16h00 | AÇUDE EPITÁCIO PESSOA
Pôr-do-Sol musical na voz de Sandra Monteiro

NOITE

20h30 | PRAÇA DA ABES
Sarau Rimas e Letras com Poetas Boqueirãoenses e Convidados

22h00 | PRAÇA DA ABES
Momento MPB com Sandra Monteiro e “Atração Surpresa”

EXPOSIÇÕES

18 a 21 de março (Manhã e Tarde)
Local | Terraço Cultural (Escola Criativa da Mônica)

“Boqueirão sob a lente do seu povo” – Exposição Fotográfica
“Novos Poetas do Cariri Paraibano” – Parede Poética da ABES
“Autores Paraibanos” – Parede Poética SESC






Coordenação Geral do Evento
Mirtes Waleska Sulpino – Coordenação Geral
Erasmo Rafael da Costa – Coordenação Executiva
Jane Luiz Gomes – Coordenação Pedagógica

Informações
(83) 9132-7970 | (83) 9148-0302 | (83) 9129-2840

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog