REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DE LOGOMARCA DO V BALAIO CULTURAL 2010 – BOQUEIRÃO | PB

[DISPOSIÇÕES GERAIS
A Prefeitura Municipal de Boqueirão, através da Secretaria de Cultura (SECULT), resolve promover o concurso para escolha da logomarca do V Balaio Cultural que terá como tema: “Cultura Popular, Saberes e Diversidade”.
Como fundamentos básicos, para os critérios de seleção da logomarca, deverão ser considerados o conceito, o tema e o objetivo geral do evento.

[Conceito
O V Balaio Cultural 2010 é uma realização do Centro de Formação Artística e Cultural de Boqueirão em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, SEBRAE, ABES e Ministério da Cultura. É plural e engloba toda a diversidade artística e cultural. É um espaço para a realização de espetáculos de dança, música, cinema, teatro, literatura, seminários e oficinas.

[Objetivo Geral
Com uma ampla programação, O V BALAIO CULTURAL afirma o compromisso cultural de contribuir no fomento à reflexão de temas relevantes da arte contemporânea, além de estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade, criando um fértil fórum de debates.
O objetivo do V BALAIO CULTURAL é criar um ambiente propício para o fomento da produção local, territorial (Cariri) e brasileira, aliado ao desejo de ver a arte como “o exercício experimental da liberdade”.
Este ano o Balaio Cultural inova e reverencia três expoentes da Cultura Popular Paraibana, são eles: Biliu de Campina, Manoel Monteiro e “As Ceguinhas de Campina”.

[Regulamento

1. DOS OBJETIVOS E PARTICIPANTES
1.1. A Prefeitura Municipal de Boqueirão, através da Secretaria de Cultura (SECULT), objetivando eleger a logomarca oficial que será lançada como símbolo do V Balaio Cultural 2010, institui o CONCURSO LOGOMARCA DO V BALAIO CULTURAL – Cultura Popular, Saberes e Diversidade.
1.2. O concurso é aberto a todos os interessados, tais como profissionais de publicidade e propaganda, designers, artistas gráficos e estudantes de áreas afins.
1.3. Não poderão participar do concurso os seus julgadores, as pessoas que lhes sejam diretamente ligadas ou à organização e promoção do evento.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. O trabalho deverá ser enviado por e-mail, para o endereço balaiocultural2010@gmail.com, no período de 10 de maio de 2010 a 10 de julho de 2010, devendo constar no assunto da mensagem: “Concurso Logomarca – V Balaio Cultural″.
2.2. Anexo ao e-mail, o candidato deverá enviar os arquivos vetoriais dos logotipos (Corel Draw X3 ou inferior), em aplicações coloridas, em tons de cinza e monocromáticas, além de diferentes versões para redução, caso necessário. Também deve haver uma versão com as fontes transformadas em curvas e a fonte original (que deverá ser livre) em anexo.
2.3. O envio da proposta para o e-mail do concurso implicará na aceitação plena das condições estabelecidas neste regulamento pelo candidato.

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1. Só poderão participar trabalhos originais e inéditos, produzidos em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos.
3.2. A logomarca não deverá ser assinada ou conter alguma marcação de identificação do participante.
3.3. Os anexos devem conter os arquivos digitais relativos à logomarca, em imagens de alta resolução, para serem reduzidas ou ampliadas.

4. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS
4.1. A Comissão Julgadora do Concurso será integrada por 3 (três) membros, especialistas em comunicação visual, design gráfico e publicidade, designados pela Coordenação de Comunicação do V Balaio Cultural 2010.
4.2 A comissão selecionará cinco trabalhos, conforme critérios definidos no item 4.4 e os mesmos ficarão expostos no Blog do Balaio Cultural, no período de 11 a 15 de julho de 2010.
4.3 Apenas um trabalho, dentre os cinco finalistas selecionados, será classificado em 1º lugar e utilizado como a logomarca oficial do V Balaio Cultural 2010 – Cultura Popular, Saberes e Diversidade, conforme previsto no item 5.
4.4. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
4.4.1. Criatividade (inovação conceitual e técnica): 20%;
4.4.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 20%;
4.4.3. Comunicação (concisão e universalidade): 20%;
4.4.4. Aplicabilidade (em cores e em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos): 20%;
4.4.5. Relação com o conceito, o tema e o objetivo geral do V Balaio Cultural 2010: 20%.
4.5. Elegibilidade – os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) autor(es).
4.6. Os participantes serão informados sobre o andamento dos trabalhos através do seguinte Blog na Internet: http://balaiocultural2010.blogspot.com/.

5. DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. O resultado do concurso será anunciado no dia 20 de julho de 2010 na página da Internet: http://balaiocultural2010.blogspot.com

6. DA PREMIAÇÃO
6.1. Será premiado somente o primeiro colocado, conforme descrição abaixo:
6.1.1 – O primeiro colocado receberá do V Balaio Cultural 2010 o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), em data que será previamente agendada e divulgada e um certificado de “1º Colocado no Concurso Logomarca do V Balaio Cultural 2010 – Cultura Popular, Saberes e Diversidade”;

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá de ser licenciado em uma licença que permita o seu livre uso e modificação, a exemplo da licença http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt, para que a produção do evento e os parceiros possam utilizá-la sem qualquer restrição.
7.2. A remessa do original constituirá, por si só, a inscrição neste Concurso, dela decorrendo a aceitação, por parte do concorrente, das normas expressas neste regulamento.
7.3. O autor do trabalho selecionado concorda em realizar a cessão de seus direitos dentro das condições mencionadas no item 7.1.
7.4. A decisão da comissão julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.
7.5. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso da Logomarca do V Balaio Cultural 2010 – Cultura Popular, Saberes e Diversidade.
7.6. Elege-se o foro da cidade de Boqueirão – PB para conhecer e julgar questões por ventura levantadas em torno deste regulamento.
Erasmo Rafael da Costa
Secretário de Cultura do Município de Boqueirão
28 de abril de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog