A Diocese e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, esta através da Secretaria de Desenvolvimento (Sede), dentro dos festejos do Maior São João do Mundo, realizam na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, o Círio de São João. O evento tem o objetivo de promover a religiosidade e a devoção ao santo que dá nome a festa, na data em que ele é celebrado.
 
A programação começa a partir das 14h com uma cavalgada saindo da Capela de São João Batista, localizada na Rua Carmelita Silva Araújo, no Conjunto Cinza, em Campina Grande, levando o estandarte e a imagem do santo em direção à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, situada na Avenida Floriano Peixoto, centro da cidade.
 
Na Catedral, a partir das 17h, será celebrada uma missa em homenagem a São João Batista, presidida pelo Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, vigário-geral da Diocese de Campina Grande e pároco da própria Catedral. “Toda a população é convidada a participar deste momento celebrativo”, destacou o padre.
 
Após a missa, a imagem e o estandarte serão levados em cavalgada e procissão passando pela Rua Vila Nova da Rainha até chegar ao Açude Velho. Neste momento, toda a população será convidada a acompanhar, da Avenida Dr. Severino Cruz, a procissão aquática que atravessará o açude com a imagem e o estandarte do santo, numa lancha do Corpo de Bombeiros.
A procissão e a cavalgada continuarão pela Rua Sebastião Donato até a réplica da Vila Nova da Rainha, no Parque do Povo, onde haverá o encerramento do Círio.
O evento tem a parceria do Sebrae, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado da Paraíba, bem como as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), de Educação (Seduc) e a Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), todos organismos da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
 
Bispo e Prefeito falam sobre a religiosidade da festa
De acordo com o Bispo diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, é preciso reconhecer a relação entre o sagrado e o profano nas festas juninas. “O que percebemos é que as festas de São João precisam promover a dimensão religiosa dos eventos e isso queremos estimular em Campina Grande”, destacou.
Segundo o prefeito do município de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, o Maior São João do Mundo “tem o interesse em que as pessoas se aprofundem na espiritualidade que é berço das festas juninas”. Ele reforçou a importância da parceria com a Diocese. “Muitas vezes privilegiamos a culinária e as danças e esquecemos dos santos que nos abençoam nesta festa, por isso pretendemos continuar com essa parceria nas próximas edições do São João de Campina Grande”, destacou.
 
São João foi o padroeiro da primeira capela de Campina Grande
De acordo com o idealizador do Círio de São João, o historiador George Gomes, o santo homenageado foi o primeiro padroeiro de Campina Grande. “Em 1702, quando esta cidade ainda era uma aldeia, foi construída a primeira capela, onde hoje é a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, e ela foi dedicada a São João Batista”, ressaltou.
Segundo ele São João, por ter sido o precursor de Cristo, “era tido como o melhor exemplo para contribuir na catequese dos índios que habitavam a aldeia da grande campina. Outro motivo é que o santo é celebrado na época da festa colheita que acontece no período do inverno”, frisou o historiador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog