Edglês e Edriano Silva debatem preconceito e cultura da paz no Encontro pela Diversidade Cultural no Rio

Ontem  pela manhã (5 de setembro) no auditório da Fundição Progresso, Américo Córdula, da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, deu abertura às rodas de  convivência no Encontro da Diversidade para as seguintes manifestações culturais: Culturas Populares / Pessoas com Deficiência / Culturas Indígenas 9. Saúde Mental / Culturas Ciganas 10. Trabalhadores Urbanos / LGBT 11. Comunidades Tradicionais / Crianças de Terreiro / Idosos /Imigrantes /Jovens (Hip Hop) / Mulheres /Trabalhadores Rurais.
 
As rodas de convivência estão sendo as seguintes: Preconceito e Cultura da Paz, Espiritualidade e Diversidade Religiosa,  Economia da Diversidade Cultural, Diversidade Cultural e Saúde, Tradição, Memória e Transmissão de Saberes, Mulheres e Diversidade Cultural, Diversidade Cultural e Meios de Comunicação e Educação para a Diversidade Cultural.

Estive presente em duas rodas de convivência. Pela manhã, debatemos Preconceito e Cultura da Paz que teve como mediadora Gisele Dupin, representante do SID. Quem esteve comigo nessa roda foi o Edriano Silva, representante do movimento estudantil  que foi aplaudido em seu discurso. Já pela tarde, estive na roda da Diversidade Cultural e Meios de Comunicação, onde usei da palavra. Exibi o blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, onde todos puderam ver nossas reportagens, o programa Resenha Cultural, o Cineclube Vladimir Carvalho e Projeto Agente Cultura Jovem dentre outras informações. Na ocasião, a mediadora do debate, Andréia Freire, do Pontão de Cultura Guaicuru do Mato Grosso do Sul, apresentou proposta de uma parceria de endereço virtual, onde nós do “Cantiga de Ninar” colocaríamos o seu link em nosso blog e vice-versa. O endereço deles é: www.pontaodeculturadeguaicuru.org.br

“Assim construiremos uma rede e ficaremos mais forte", palavras da Andréia Freire que muito gostou da qualidade de informação cultural do nosso blog.

Quem esteve presente também foi Henrique Sampaio, do Fórum Paraíbano de Cultura Popular e  Marlucio Luna, da Multi Rio.

O José Walmir, do GVP-Gayrreiros do Vale do Paraíba, esteve participando juntamente com Thaty Pinangé do Grupo de Mulheres Maria Quitéria de João Pessoa-PB. Juntos estiveram debatendo Espiritualidade e Diversidade Religiosa e  Diversidade Cultural e Saúde.

À noite, a programação foi de apresentações artísticas no Arco da Lapa com Cia Carroça de Mamulengo(CE) Orquestra de Metais Lyra Tatuí (SP), Brô Mc – Hip Hop indígena (MS), Maracatu Piaba de Ouro (PE), Grupo Afro-Nordestinas Hip Hop (PB), Cia. Gira Dança (RN), Banda Surdodum (DF), Os Quentes da Madrugada - Irmandade de Carimbó São Benedito (PA). No final, mais uma vez,  todos os presentes dançaram carimbó.

“Somos diferentes por nossa diversidade, mas iguais na alegria e no orgulho cultural”.

(Edglês Gonçalves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog