AGENDA CULTURAL 
04/04   Filme:  Que Tapuias São Vocês? Cine-Digital 9h - FUNESC
05/04  FUNESC e Projeto TAMBORETE homeageiam Genival Lacerda no Teatro de Arena 18h30
Há 80 anos, nascia Genival Lacerda - artista que, mais tarde, seria conhecido como o “Rei da Munganga”. A data exata, 5 de abril, será comemorada com o show “80 anos de Munganga”, com a participação e apoio de vários artistas locais cantando músicas do homenageado. A entrada é franca. No show estaremos recolhendo alimentos para doação, mas não é obrigatório contribuir.
06/04  Sessão do Tin Tin Cineclube – Cine Digital 19h30 - FUNESC
 06 /04 - Oficina teórica itau rumos artes visuais, das 9h às 12h Tema: Portfólio de artista - Palestrante: Janaína Melo - Local: Usina Cultural Energisa (Rua Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa-PB, fone 3221.5346 ou 3221.6343). Público-alvo: novos artistas, interessados nas artes visuais, professores de arte, educadores Inscrições: de 30 de março a 5 de abril (pela internet) . Vagas limitadas: 50 participantes. Observação: os interessados devem enviar nome completo e telefone de contato, solicitando inscrição na Oficina, aos endereços eletrônicos:usina@energisa.com.br ou dyogeneschaves@hotmail.com
 06/04 às 19h30 A peça, em que o público pode beber cajuína e participar
do espetáculo declamando e até dançando é resultado de uma leitura, sob a ótica de Paulo Freire autor da pedagogia do oprimido sobre a poesia política do poeta do sertão. A Cia. do Tijolo é vencedora do Prêmio Shell de música e do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Projeto Sonoro em sua primeira montagem e estará fazendo apresentação especial em João Pessoa, no dia 06/04 às 19h30, animando a programação do Palco Giratório desse ano, tendo como local a Área de Lazer do SESC-Centro.

07/04 -  “Uma Toada para João e Maria - O Amor segundo Chico Buarque”, também no SESC da capital.
A Cia do Tijolo vem à João Pessoa como atração do VIII Festival de Poesia Encenada do SESC, movimentará a cena cultural pessoense nos dias 06 e 07 de abril (eliminatórias) e 08 de abril (finalíssima), na Área de Lazer da entidade comerciária.
08/04  Bate-papo com Lobão – Auditório Verde 15h - FUNESC
Um bate-papo com a participação de convidados da imprensa e da academia sobre o livro “50 Anos a Mil”, autobiografia de Lobão. Para participar do bate-papo é necessário se inscrever na Livraria Leitura, no Manaíra Shopping. A inscrição é gratuita.
08/04  Lobão Elétrico – Teatro de Arena 21h - FUNESC
Nova tournê, nova banda. O  músico Lobão traz à João Pessoa o show “Lobão Elétrico”,que reúne os maiores sucessos da carreira do artista. iNGRESSO R$ 30 e R$ 60
08/04 - Lançamento do livro "A Emenda Constitucional do Divórcio" - Editora Saraiva. O Presidente da União Brasileira de Escritores da Paraíba, Ricardo Bezerra e a Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba, Vera Lúcia Azevedo de Medeiros, têm a honra de convidar V.Sª. para participar da palestra da Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva com o tema "A família brasileira e os principais desafios jurídicos para sua proteção" que acontecerá no dia 08 de abril de 2011, às 17 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraíba, sediada à Rua Rodrigues de Aquino, 37 - Centro de João Pessoa, Paraíba. 
                         
08 a 10/04 Lançamento dos filmes, Travessia e "A caixa D'água do  sertão"  no município de Coremas-PB durante o Festival CURTA-COREMAS. é um festival de cinema e arte que pretende disseminar as produções paraibanas e nacionais, através de exibições gratuitas de curtas metragens, seguidas de debates e discussões sobre cinema e artes integradas. O evento acontece em praça pública, nos dias 8, 9 e 10 de abril, e contará com a presença da imprensa em geral, cineastas e artistas de todo o estado. Após as sessões de filmes, bandas musicais  farão apresentações para informar ao publico o som de fusão de ritmos e experimentações que se desenvolve na região. acesse: http://acaixadaguadosertao.blogspot.com  http://travessiaofilme.blogspot.com/ http://curtacoremas.blogspot.com/
09/04 - 2º ENCONTRO PARAIBANO DE HIP HOP - Espaço Cultural a partir das 9 horas. Contato: Yanaya Juste*  ( 83-87320081 ) Du Cangaço Produções* ( www.hiphoppb.blogspot.com ) Comunicação e Arte ACH2PB - Associação Coletiva de Hip-Hop Paraibana* ( www.ach2pb.blogspot.com )
             
15/04, às 19h30 - Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
O CENTRO CULTURAL JOACIL DE BRITTO PEREIRA EM PARCERIA COM O GRUPO DE TEATRO PORTA CÊNICA APRESENTA:
LOCAL: Adro da Igreja São Francisco -Texto: Dr. Joacil de Britto Pereira - Direção: Kalline Pereira de Brito
Dr. Joacil de Britto Pereira, já formado em Direito escreveu algumas peças publicadas ou levadas à cena, e até uma delas premiada. Primeiramente de sua  autoria, levado ao público, no Teatro Santa Roza, desta Capital, em Areias e em outros municípios foi autor de A Maldição de Carlota. Posteriormente Olga Benário Prestes, Prêmio Nacional, na categoria de teatro, Prêmio Elpídio Câmara. As duas primeiras foram dirigidas por Fernando Teixeira e Produtor Cultural Raimundo Nonato. E agora será encenada a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, cuja direção e adaptada e de KALLINE BRITO, e o produtor é FLÁVIO FREITAS, Iluminação e Sonoplastia de ROBERTO CARTAXO, Coreografia de DENILCE REGINA,  Figurino de VILMARA GEORGINA, Coral Maestro Pedro Santos da Assembléia Legislativa, regido pela Maestrina SOCORRO ESTRELA. A peça será encenada no dia 15 de abril, no adro de São Francisco com os alunos da Oficina de Teatro da Ong Porta Cênica e atores convidados. 
 Atriz e Produtora e Cultural - http://kallinebrito.blogspot.com -  (**83) - 8880 2559
___________________________________________________________
O Sebo Cultural está desenvolvendo uma série de ações objetivando colocar a literatura paraibana em evidência. O Concurso Literário “Outros Olhares” será lançado oficialmente no dia 15 de abril próximo.
O objetivo do Concurso, incentivando o hábito da leitura de obras de autores paraibanos, é excitar a escrita crítica sobre o pensamento contemporâneo da nossa terra. As avaliações críticas dos participantes serão publicadas em espaços virtuais de crítica literária e na edição de duas volumosas Coletâneas, divididas em Ficção e Não-ficção.
Qualquer pessoa poderá obter todas as informações e fazer sua inscrição gratuitamente no site www.osebocultural.com a partir do dia 15 de abril próximo. Você poderá se antecipar e ver no Regulamento informações sobre os requisitos de participação, prazos, premiação etc. Veja que todos serão vencedores: leitores e escritores.
Você já pode ir lendo uma obra de autor paraibano e preparando o seu comentário. Informações complementares podem ser obtivas através desse email ou  pelos fones 83 32224438 / 32411423.

Obs:
Neste primeiro momento, em parceria com a Estação Cabo Branco, inauguramos a Mostra de Livros de Autores Paraibanos. A comercialização dos títulos paraibanos permanecerá até o dia 17 de abril, de terça à sexta das 9 às 18h, aos sábados e domingos funciona das 10 às 18h. Caso você seja autor paraibano, ou conheça algum, por favor avisar que ainda dá tempo participar!

Heriberto Coelho de Almeida
O Sebo Cultural
Fones: 0xx 83 3222 4438/3241 1423
Site:  
www.osebocultural.com
Orkut: 
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10010392641613381659

 ____________________________________________________________________________
19 DE ABRIL DE 2011 - 127 ANOS AUGUSTO DOS ANJOS - 2011 
 PROGRAMAÇÃO
08:00  hs:  APRESENTAÇÃO  MUSICAL
Violonista: Professor Romualdo 
08:30 hs: MESA REDONDA
Palestrantes: Escritor Adauto Ramos - Nadja Cristiane
Mediadora:  Professora Aparecida Melo 
09:30 hs: ABERTURA NO MEMORIAL AUGUSTO DOS ANJOS
10:30 hs: REUNIÃO CONJUNTA
Participantes: ALANE PB, UBE, Academia Feminina de Letras 
11:30 hs:  VISITA AO TAMARINDO (espontânea) Continua ...
Local: Assentamento Santa Helena - SAPÉ
contato: jairo cezar soares-jairocezarsoares@gmail.com   8895-2705 / 9135-5909
____________________________________________________________
 VEM AÍ ...
II MOSTRA DE TALENTOS EM DANÇA
      
27, 28 e 29 de Abril de 2011
        www.mostradetalentos.com.br
_________________________________________________ 
Olá, galera!
 
O Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, através do FMC com apoio do Sebare, oferece dois cursos: um de teatro e circo para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos 09/05, e outro de teatro (nível de iniciação) para jovens e adultos a partir dos 16 anos 19/04.
Para criança será pela manhã e adultos a noite.
 
As inscrições podem ser realizadas no Teatro Santa Roza, a tarde com Itamira. No Espaço Cultural (coordenação de artes cênicas), manhã e tarde. E no Galpão Usina de Arte (Galpão do Grupo, no Centro Histórico, ao lado do Hotel Globo) segundas e quartas das 15h as 21h.
 
Obs. os dois cursos são gratuitos, com número limitado de vagas.
 
Peço que ajudem-nos a divulgar.
 
Dúvidas ligar para: 8827-8367 (Mirtia) ou 8811-7272 (Humberto)
De: Mirtthya Guimar?es [mailto:mirtthya@gmail.com]
Mirtia Guimarães  
__________________________________________________________________________
 

Editais abertos para o Rumos Itaú Cultural 2011-2013

Estão abertas as inscrições para o programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013, nas categorias Rumos Jornalismo Cultural, Rumos Artes Visuais e Rumos Educação, Cultura e Arte. Entre os prêmios estão bolsas de estudos, exposições, viagens e participações em projetos remunerados. Podem participar estudantes, professores, artistas, coletivos de arte, arte-educadores, educadores sociais e agentes culturais. Para saber mais, confira a seguir as informações de cada programa e seus respectivos vídeos de divulgação.Rumos Educação, Cultura e Arte
Inscrição: 
até 30 de junho de 2011Objetivos: apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal; contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
Prêmio: duas a três viagens coletivas formadoras, de dez dias, a localidades no Brasil, determinadas pelo Itaú Cultural; uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional, por sete dias; difusão das experiências dos selecionados em publicações impressas e virtuais editadas pelo Itaú Cultural; 10 mil reais; e um kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural.
Dúvidas: 
rumoseducacao@itaucultural.org.br
Rumos Artes Visuais
Inscrição: 
até 29 de maio de 2011Objetivos: incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, além de promover o aprimoramento profissional dos artistas selecionados por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudos, participação em palestras e ações de difusão.
Prêmio: participação em exposição coletiva, prevista para 2012; divulgação do artista e de seu trabalho nos catálogos, peças gráficas e virtuais do programa Rumos e da exposição Rumos Artes Visuais; e bolsas de estudos, concedidas pela equipe curatorial para até quatro artistas que se destacarem.
Dúvidas: 
rumosartesvisuais@itaucultural.org.br
Rumos Jornalismo Cultural
Inscrição: 
até 15 de julho de 2011Objetivos: identificar caminhos possíveis para a melhor compreensão do papel da mídia, da academia e das instituições culturais na construção de uma editoria de cultura.
Prêmio: estudante – o autor da reportagem selecionada, participará, em 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural, remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura; professor – participará, em 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes e recém-formados.
Dúvidas: 
rumosjornalismo@itaucultural.org.br
________________________________________
Mostra de Teatro Acadêmico
As inscrições para a 1ª Mostra Estadual de Teatro Acadêmico do Ceará (META) estão abertas até o dia 21 de abril. De acordo com o edital, o evento é aberto a grupos brasileiros de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior ou Escolas Técnicas de Nível Médio devidamente credenciadas pelo MEC. A mostra tem caráter competitivo e será realizada de 03 a 07 de maio de 2011, na Universidade Federal do Ceará.
______________________________________________
Festival Mulher em Cena 2011
Arcana - Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano
(61) 3347 0618
Convocatória Festival Mulher em Cena 2011
O Instituto Arcana convoca artistas e produtoras interessadas em participar da programação do Festival Mulher em Cena 3ª edição, que ocorrerá na cidade de Brasília/ DF em 2011. A programação tem por objetivo proporcionar um mosaico criativo da produção cultural feita por mulheres, por meio da exposição e apresentação de artistas nacionais e locais sejam atrizes, diretoras, performers, cantoras, artistas circenses e outras. Serão selecionados: 02 oficinas de teatro; 01 exposição de artes plásticas; 02 espetáculos infantis; 02 performances (máx. 30 minutos); 02 shows de música formato pocket; 02 espetáculos de rua/circo para área externa; 04 espetáculos de teatro adulto.
Obs: 1. Para atrações de fora do DF os custos de hospedagem, alimentação e transporte ficam a cargo do festival; 2. É necessário que o inscrito tenha uma representação jurídica idônea. Enviar os seguintes materiais: Release do espetáculo/ ficha técnica; 3 fotos (mínimo 300 dpi); Matérias de jornal, se houver; DVD do trabalho na íntegra; Ficha de inscrição preenchida (anexo) . Endereço para envio: FESTIVAL MULHER EM CENA 3ª EDIÇÃO SCLRN 715 Bloco G Loja 49 - CEP: 70.710 – 500 Asa Norte - Brasília
ENVIO DE MATERIAL ATÉ 30/05/2011
Maiores informações: festivalmulheremcena2011@gmail.com
_____________________________________________________________

Inscrições abertas para o Claro Curtas 2011


Divulgação
Valorizar, preparar, estimular e premiar talentos de uma nova geração de criadores que produzem e compartilham videos por meio das novas tecnologias digitais. Este é o objetivo do festival Claro Curtas que abre inscrições nesta quarta-feira (30).

A grande novidade da edição 2011, que terá o tema "O Tempo é Agora", é a criação de categorias de participação e premiação. A partir de agora, podem se inscrever alunos de ensino médio, universitários, participantes de ONGs, Pontos de Cultura e Cineclubes e todas as pessoas interessadas em produção audiovisual, para as quais continua existindo a categoria de realizadores independentes (Livre).

Os interessados terão até o dia 17 de junho para inscrever vídeos com duração de 30 segundos a 90 segundos, feitos com celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis.

Inscrições e outras informações: 
http://www.clarocurtas.com.br/
______________________________________________________

ESTAÇÃO CABO BRANCO

Exposição fotográfica ‘A Costa do Ouro’
Deslocamento de signos, textos e imagens são aspectos facilmente perceptíveis na mostra fotográfica “A Costa do Ouro: Mina de Escravos”, de autoria do fotógrafo italiano Alberto Banal,  no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. 
A mostra ficará aberta à visitação pública até o dia 30 de abril, de terça a sexta-feira das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 21h. A curadoria leva a assinatura conjunta do professor e historiador José Acácio Gouveia e da artista plástica Lúcia França. Na mostra o visitante vai encontrar 17 painéis, com imagens de tamanhos variados, que conta um pouco da história da República do Gana, país da África ocidental.
O objetivo inicial era conhecer e documentar as origens de uma parte do povo negro escravizado no Brasil, cuja herança ainda é vivenciada nas comunidades quilombolas. Com a ajuda de amigos, Alberto Banal visitou castelos, fortes e fortalezas no período de 5 a 21 de agosto de 2010. Ele percorreu boa parte do país, de norte a sul, tentando entender a realidade do Gana e o que sobrou material e socialmente ao longo da costa. “Foram testemunhos eloquentes, que levou as nações europeias a sacrificar milhões de africanos”, disse Alberto Banal, que comanda, aqui na Paraíba, a Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-descendentes (AACADE).
_________________________________________________

POETA DE ITABAIANA ,ZÉ DA LUZ COMPLETA 107 ANOS DE NASCIMENTO

Lobão faz show e lança autobiografia no Espaço Cultural

Célio Turino e os Pontos de Cultura

Saiu a oitava edição da revista Blecaute

A 8ª Edição de Blecaute: uma revista de Literatura e Artes, revista digital em formato pdf (http://sites.uepb.edu.br/revistablecaute/que) tem como objetivo divulgar a produção literária e artística (contos, poemas, ensaios, dicas de leitura) de “novos” autores e artistas paraibanos, assim como de agentes de outros estados do nordeste, do Brasil e membros dos países lusófonos que interajam de algum modo com a literatura atualmente produzida no Estado da Paraíba.
LEIA MAIS NO NOSSO BLOG:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog