Boletim eletrônico Nº 349-ano VIII - 15/04/2011 a 28/04/2011
  www.museus.gov.br

Notícias

Ossadas de inconfidentes
são identificadas

Material da 9ª Semana de Museus começa a ser distribuído
 Ibram apresenta Cenedom em Porto Alegre
Pontos de Memória recebem oficinas do Ibram
Indígenas vêm ao Museu da Inconfidência
Museu do Índio do RJ prepara programação especial
Museu Lasar Segall inaugura o projeto Intervenções
Projeto Cyclophonica leva música aos jardins do Museu da República
Museu da Casa Brasileira recebe inscrição para “Concurso do Cartaz”

Agenda
 Cineclube Museu da Inconfidência
 “Pescadores de tainha
na Ilha do Mel”

Memórias “Das Kolonistenhaus” de Terra Nova
Estado do Golpe
Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia
Um dia de Museólogo

cursos e oficinas
 Gravura de Lasar Segall – Curso para professores
 Curso de Bacharelado em Museologia - UNIBAVE
 Museologia: ferramentas para a gestão e conservação de coleções
 O Cinema de Quentin Tarantino
 Concurso público para museólogo
 Encontro Mundial de Artes Cênicas - ECUM
Links
 www.ibermuseus.org
 www.cofem.org.br
 www.icom.org.br
 forummuseusuniversitarios
 www.museologia.org.br
 unirio.br/jovemmuseologia
 museusdepernambuco
ww.abracor.com.br/novosite
 www.corem1r.com
 www.museusdorio.com.br
 museucasaalcantara.blogspot.com
 

notícias
Ossadas de inconfidentes são identificadas

Mais de 200 anos após suas mortes no degredo, na África, três inconfidentes – José de Resende Costa, Domingos Vidal Barbosa e João Dias da Motta – ganharão lugar no Panteão do Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto (MG), juntando-se aos outros 13 inconfidentes já sepultados no monumento.
O sepultamento será feito em 21 de abril, Dia de Tiradentes, às 9h30min, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), José do Nascimento Junior, além do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e do diretor do museu, Rui Mourão.
A identificação das ossadas exigiu anos de estudos e uma parceria entre história e ciência. Com o trabalho de especialistas em odontologia legal da Unicamp, o Museu da Inconfidência – que desde 1980 realizava pesquisas históricas sobre o caso – pôde comprovar que os ossos, repatriados da África para o Brasil nos anos 1930, são mesmo dos três inconfidentes. Os estudos foram realizados por equipe da Unicamp chefiada pelo professor Eduardo Daruge, doutor em odontologia legal.



Material da 9ª Semana de Museus começa a ser distribuído
A distribuição do material de divulgação da 9ª Semana de Museus (16 a 22 de maio) já começou. Todas as instituições participantes receberão um kit contendo filipetas, guia da programação, banner, cartaz e camiseta.
Com o tema “Museu e Memória”, a 9ª Semana de Museus terá a participação de 1.009 instituições, responsáveis pela organizarão de mais de 3 mil eventos pelo País. No total, 502 cidades de todos os estados e do Distrito Federal irão comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) juntamente com o Ibram.  
O Guia da Semana estará disponível para consulta no site do Instituto (www.museus.gov.br) a partir de 25 de abril.

Ibram apresenta Cenedom em Porto Alegre
A Coordenadora Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Rose Miranda, profere palestra, na próxima terça-feira (19), em Porto Alegre, sobre o Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia, inaugurado em Brasília em janeiro passado.
Organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, a palestra tem como objetivo apresentar o Cenedom aos profissionais dos museus locais e estudantes de Museologia.
“Será uma oportunidade de aproximar o Cenedom dos centros produtores de conhecimento em Museologia do Rio Grande do Sul”, explica Rose. Ela destaca a importância do projeto Caminho dos Museus, cujo objetivo é cadastrar todos os museus gaúchos.
Concebido para ser uma referência em pesquisa documental no campo da Museologia, o Cenedom conta com Biblioteca Depositária, Seção de Atendimento e Referência, Sala de Estudo, Setor de Atividades Técnicas, Serviço de Auto-Atendimento e Arquivo Histórico.
A palestra acontece às 17h no Museu Julio de Castilhos.
Pontos de Memória recebem oficinas do Ibram
Os Pontos de Memória de Sítio Cercado (PR), Brasilândia (SP) e Estrutural (DF) receberam, neste mês, a visita de técnicos do Ibram para oficinas de qualificação sobre acervo e inventário participativo. As três comunidades estão em processo de identificação de seu patrimônio material e imaterial para, entre outras coisas, a montagem de exposições.
Brasilândia e Estrutural farão suas primeiras exposições em maio. Para auxiliar na curadoria, durante as oficinas de qualificação ministradas em abril, essas duas comunidades também tiveram a oportunidade de discutir conceitos de exposição e noções de como selecionar acervos e definir um discurso para suas mostras.
A ideia é que a capacitação também alcance, este ano, as demais nove comunidades apoiadas pelo Programa Pontos de Memória, resultado de parceria do Ibram/MinC com os programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura; Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/Ministério da Justiça); e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Indígenas vêm ao Museu da Inconfidência
No Dia do Índio, 19 de abril, cinco indígenas da etnia Asurini, do Pará, estarão em Ouro Preto (MG) para participar de oficinas no Museu da Inconfidência em homenagem à data. O grupo, que contará com o apoio de um técnico da Funai, estará vestido a caráter.
A tribo Asurini é tema da exposição “Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu”, promovida pelo Museu da Inconfidência em parceria com o Museu do Índio (Funai/RJ) e aberta à visitação até 24 de abril, em Ouro Preto.
Além da exposição, haverá cursos de curta duração de pintura corporal - feita com extrato de jenipapo e urucum - e de confecção de objetos de adorno. Também serão exibidos pequenos documentários da cultura dos Asurini que, por meio do grafismo, expressam sua arte em cerâmica e pintura corporal.


Museu do Índio do RJ prepara programação especial
Na semana comemorativa do Dia do Índio, de 15 a 20 de abril, o Museu do Índio (localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, RJ) preparou apresentações de canto, dança e luta, além de oficinas interativas de cerâmica Karajá.
No dia 19 de abril, às 10h, haverá apresentação do grupo de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO) e, às 19h, serão lançadas três publicações sobre temas indígenas, um vídeo-documentário e um site, com versão em Guarani Mbya, realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Confira programação:museu do indio

Museu Lasar Segall inaugura o projeto Intervenções
O Museu Lasar Segall, integrante do Ibram, promove o projeto Intervenções, com curadoria de Jorge Schwartz e Marcelo Monzani. Com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço público e artes visuais, o projeto apresenta obras de artistas contemporâneos no espaço interno (jardim) do Museu.
São instalações e intervenções como a escultora e ceramista Lygia Reinach, que inaugura o projeto com dois trabalhos inéditos. “Além do orgulho de ser convidada a inaugurar o projeto em um espaço digno e inusitado, considero a iniciativa ousada. Não duvido que Segall aplaudiria”, afirma Reinach. O trabalho da artista pode ser visto até 26 de junho.





Projeto Cyclophonica leva música aos jardins do Museu da República
Imagine um concerto executado por músicos que tocam enquanto pedalam suas bicicletas. Foi a esse espetáculo inusitado que os freqüentadores do Museu da República tiveram o privilégio de assistir no dia 9 de abril, um sábado.
O projeto Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca realiza passeios-concertos pelo Rio de Janeiro e, no sábado, o local escolhido foi o jardim do museu.
O grupo tocou músicas como "Corta-Jaca", de Chiquinha Gonzaga, maxixe que causou polêmica em sua primeira execução no Palácio do Catete, em 1914. E também apresentaram sambas como “Ensaboa”, de Cartola, e “Ô abre-alas”, também de Chiquinha Gonzaga, entre outras canções.
Os vídeos podem ser conferidos no site do Cyclophonica: www.cyclophonica.blogspot.com
Museu da Casa Brasileira recebe inscrição para “Concurso do Cartaz”
O Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira está com inscrições abertas até 25 de abril para o “Concurso do Cartaz”, que elege a principal peça de divulgação e inspira toda a identidade visual da premiação principal.
O concurso tem temática livre e irá inspirar convite impresso, camisetas, anúncios publicitários, flyers, folder, banners, certificados e site. O Museu promoverá uma exposição da obra vencedora e das que receberam menções de destaque por parte do júri na exposição Prêmio Design MCB, com abertura prevista para 22 de novembro.
Mais informações em www.mcb.org.br


Agenda
Cineclube Museu da InconfidênciaO quê: sessões gratuitas de cinema com a presença de um explicador e coordenador de debates.
Quando:na última sexta-feira do mês, dia 29, será projetado Coração Satânico (Angel Heart. EUA, 1987, 112 min. Suspense. Direção: Alan Parker. Classificação: 18 anos), eleito pelos cinéfilos como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. As sessões acontecem às 19h.
Onde:auditório do Museu da Inconfidência, na Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
Informações: (31) 3551-6023 www.cineclubemuseu.blogspot.com

“Pescadores de tainha na Ilha do Mel”
O quê: exposição de registros fotográficos e vídeo da pesca artesanal de tainha, ritual importante que acontece na Praia do Farol, na Ilha do Mel. As fotos são de Leonardo Régnier e vídeo do cineasta Túlio Viaro
Quando:até 03 de julho, terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30). Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes (com carteirinha). Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino fundamental e médio, para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Onde: Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba (PR) 
Informações: 
(41) 3350-4400.
Memórias “Das Kolonistenhaus” de Terra Nova
O quê:exposição sobre a colonização alemã na região do Tronco, em 1930. Conta com objetos que retratam a labuta inicial dos membros da colônia, tanto em suas atividades agrícolas, como domésticas.
Quando: até 30 de abril
Onde:Museu Campos Gerais, rua Engenheiro Schamber, 686, Centro, Ponta Grossa(PR)
Informações: (42) 3223-7766
Estado do Golpe
O quê:Exibição de filmes que refletem sobre o Golpe Militar de 1964, fato que completa 47 anos neste mês de abril.
Quando:19 e 26 de abril – 20h – entrada franca
Onde: Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana - zona norte - São Paulo)
Informações: (11) 2971-8700 ou www.sescsp.org.br
Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia
O quê: Mostra com cerca de 300 fotografias do artista russo, um dos mais influentes do construtivismo russo.
Quando: até 1º de maio – terça a sábado, de 10h às 17h30
Onde: Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 02 – Luz, centro – São Paulo)
Informações: www.pinacoteca.org ou (11) 3324-1000
Um dia de Museólogo
O quê: comemoração dos 40 anos do Museu Paulo Firpo, com visitas orientadas à reserva técnica e atividade "Um dia de museólogo", experiência destinada a concluintes de 2º grau e universitários, com intuito de despertar novos talentos profissionais e valorizar a ação dos museólogos, na guarda, preservação e divulgação de acervos das instituições
Quando: “Um dia de Museólogo”, 19 e 20 de abril, das 9h às 11h; visitas à reserva técnica, 25 e 26 de abril, das 9h às 11h
Onde: : Museu Paulo Firpo, Rua Júlio de Castilhos, 1060 Dom Pedrito (RS)
Informações: (53) 3243-3177 r 217 ou museupaulofirpo@hotmail.com
Cursos e Oficinas
Gravura de Lasar Segall – Curso para professores
O quê: curso temático que oferece subsídios para melhor exploração das técnicas de gravura e suas possibilidades educativas em sala de aula. Serão desenvolvidas atividades na exposição e no ateliê. A orientadora é Marina Herling e o curso é gratuito.
Quando: 30 de abril, das 9 às 16h, inscrições nos dias 26 e 27 de abril
Onde: Museu Lasar Segall, Rua Berta, 111, São Paulo (SP)
Informações: (11) 5574-7322
Curso de Bacharelado em Museologia - UNIBAVE 
O quê: O Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE inicia dia 3 de junho uma nova turma de Bacharelado em Museologia.
Quando: as matrículas por histórico escolar estão abertas até dia 30 de abril
Onde: Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE, Rua João Leonir dall’Alba, Orleans (SC)
Informações: (48)3466-0192 ou 9619-3798 – museologia@unibave.net
Museologia: ferramentas para a gestão e conservação de coleções
O quê: curso com duração de 120 horas, em sistema e-learning, língua portuguesa, organizado pela espanhola Akanto- Diseño e Gestión de Museos. O curso é organizado em quarto módulos: Introdução à Museologia, Coleções, Exposição e Planejamento
Quando: 2 de maio a 16 de julho
Informações: www.akanto.es,  lisboa@akanto.es ou info@akanto.es
O Cinema de Quentin Tarantino 
O quê: curso sobre a obra do diretor americano Quentin Tarantino, ministrado pelo cineasta Mauro Baptista Vedia. Os alunos receberão apostila e certificado, além de participarem sorteio de DVDs de filmes de Quentin Tarantino.
Quando: 30 de abril e 1º de maio, das 9h30 às 12h
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre (RS)
Informações: (51) 9101-9377 ou cenaum@cenaum.net
Concurso público para museólogo
O quê: a Prefeitura de Pelotas (RS) lança concurso para o preenchimento de 2 vagas para o cargo de museólogo
Quando: as inscrições devem ser realizadas via internet pelo site www.msconcursos.com.br, de 11 de abril a 1° de maio
Informações: www.msconcursos.com.br
Encontro Mundial de Artes Cênicas - ECUM
O quê: Maior encontro de artes cênicas da América Latina. Conta com oficinas, workshops, conferências, apresentação de espetáculos etc.
Quando: até 1º de maio
Onde: Funarte (Rua Januária 68, Floresta - Belo Horizonte, MG)
Informações:www.ecum.com.br ou (31) 3344-9331


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para:ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

       

     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog