Pular para o conteúdo principal

RUMOS ITAÚ CULTURAL - ARTES VISUAIS NA PARAÍBA
O estado da Paraíba recebe a curadora Sânzia Pinheiro que integra o Programa Rumos Artes Visuais 2011/2013.

                Em sua quinta edição, o Rumos Artes Visuais 2011-2013 chega a Paraíba que tem como curador geral o prestigiado crítico e formador Agnaldo Farias. Nessa função, Agnaldo tem como trabalho coordenar quatro equipes de curadores que estarão percorrendo todas as regiões brasileiras. Cada grupo é formado por um curador de equipe e dois curadores de mapeamento, que farão o rastreamento em sua região de origem. Para a Paraíba, sob a coordenação de Felipe Scovino, a curadora de mapeamento é Sânzia Pinheiro (RN) e estará em João Pessoa, Campina Grande e em Souza.


             
   De 01 a 08 de maio, a curadora Sânzia Pinheiro, dará continuidade ao processo de visitação a diversas cidades brasileiras com a participação de diversos curadores e profissionais envolvidos com o objetivo principal de investigar, mapear  e incentivar a atual produção em arte contemporânea brasileira.
               
                Em João Pessoa ela estará na segunda-feira, 02 de maio, com a palestra a realizar-se na USINA CULTURAL ENERGISA, de 9h às 12h. No dia 05 a estará  em Campina Grande e dias 06 e 07 em Souza.  A cada visita será realizada uma conversa com os artistas de apresentação do programa e em seguida ela fará agendamento de visita a ateliês.

                As visitações já aconteceram em Natal e Mossoró (RN); Teresina (PI); Juazeiro, Crato, Sobral e Fortaleza (CE).

                O Rumos Itaú Cultural tem suas inscrições abertas até o dia 29 de maio de 2011, que  serão realizadas apenas on-line pelo site do Itaú Cultural e o material/portfólio solicitado na inscrição deverá ser enviado pelo correio para a sede do Itaú Cultural em SP. O candidato deve atuar no Brasil e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, o que será comprovado por participação em exposições. A inscrição, gratuita, é restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e voltada a artistas, com formações diversas.

                Os artistas selecionados terão uma oportunidade única de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, tais como, participação em cursos, palestras e workshops. As ações geram ainda exposições, divulgação em mídia, possibilidades de concessão de bolsas de estudo, dentre outros contribuindo com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país.

Mini biografia curadora
Sânzia Pinheiro Barbosa (Natal-RN,) graduada em pedagogia; especialização em filosofia, e mestrado em Ciências Sociais pela UFRN. Fez curso com Fernando Cocchiarale, Chus Martinez e Paulo Reis.  Integrou a Rede Nacional Funarte-2007 (Boa Vista-RR). Coordenou o Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal (9ª e 13ª edições). É membra do Colegiado de Artes Visuais (Representação/nordeste). Entre os projetos de residências artísticas e intervenção que coordenou podemos destacar: PANORAMA 8.0, em 2004; VISUAIS-2005; DENcidade-2007(Conexões Artes Visuais MINC/Funarte); duas edições do PROSPECTA 2008-2009 (as quais integraram a Rede Nacional de Artes Visuais MINc/Funarte).  Manteve ao lado do artista Jean Sartief a coluna semanal “Fermentações Visuais”, de artigos críticos-reflexivos sobre a arte contemporânea questões discutidas nacional e internacionalmente, no jornal Tribuna do Norte (entre os anos de 2007 e 2009). Além de contribuições com a imprensa local, Sanzia possui textos publicados no catálogo do Projeto Tripé/2008 SESC, no catálogo da 10ª Bienal de Havana-2009 e na Bienal de Porto Santo-Portugal-2007. Coordenou o Setor de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes entre 2009-2010.

Complementando:
Em João Pessoa ela estará na segunda-feira, 02 de maio, com a palestra a realizar-se na USINA CULTURAL ENERGISA, de 9h às 12h.Em Campina Grande será no dia 06, às 14  no Museu Assis  Chateaubriand  e em Souza será no dia 7 de maio, no Centro Cultural do Banco do Nordeste.  A cada visita será realizada uma conversa com os artistas para apresentação do programa e em seguida ela fará agendamento de visita a ateliês.



Contatos:
Usina Cultural Energisa
Rua Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa – PB

Tel (83) 3221-4985
e-mails:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação Completa da FLIBO em Boqueirão

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL EDITAL CHAMADA PÚBLICA No - 1-2013/SNBP O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, no uso das atribuições legais torna público que a partir do dia 18/09/2013 no sítio da FBN link: http://www.bn.br. estará disponível Edital de Chamada Pública Nº 01-2013/SNBP. OBJETO: O presente concurso tem por objeto a premiação de, no mínimo, 100 (cem) propostas de apoio à modernização e qualificação de espaços e serviços em biblioteca comunitária e ponto de leitura no país. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS: No presente concurso, os valores estimados a este certame serão de R$3.200.000,00, oriundos da LOA da FBN, do "Programa: 2027 - Cultura, Preservação, Promoção e Acesso", da "Ação: 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais", conforme disponibilidade orçamentária do exercício de 2013. INSCRIÇÃO: As inscrições e condições de participação estão descritas no item 3 do Edital, disponível no sítio www.bn.br, e estarão abe…

E-book grátis de precificação de artesanato!

Olá, tudo bem? Se você gosta do universo de artesanatos, então, leia a mensagem até o final pois tenho uma GRANDE novidade pra te contar. Consegui contato com a Carla Tiago. Ela possui mais de 10 anos de experiência na produção de diferentes tipos de artesanatos, atualmente é Designer em Glicerina (sabonetes artesanais) e fundadora do site Artesanato Rico que é um projeto para ajudar artesãos a ter mais sucesso e lucratividade no artesanato. Em nossa conversa, me revelou algumas coisas bem pessoais e eu pedi a ela se poderia compartilhar essa história para mais pessoas. Ela aceitou e ficou feliz em compartilhar porque acredita que a sua história pode ajudar mais pessoas. Quando ela iniciou seu negócio de artesanato, teve alguns problemas. Achava que o importante era só se dedicar na produção dos produtos e nas vendas, e mesmo tendo facilidade nas duas coisas, perdeu muito tempo e boa parte do dinheiro investido. Revelou ter deixado de lado um detalhe muito importante do negócio: …