Quarta-feira, 20 de abril de 2011
Errata: A organização da Grande Amostra do Cinema Bahiano chamou a nossa atenção para a grafia de Bahiano com h mesmo, diferente do que foi publicado na última edição do boletim da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), enviado no dia 13 de abril. É uma homenagem ao Ciclo Bahiano de Cinema, que aconteceu entre as décadas de 1950 e 1960, quando a letra muda ainda compunha a forma correta de se escrever o adjetivo relativo à Bahia.

Últimas notícias:
- O chefe da Regional Nordeste do MinC, Fábio Lima, firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para atender os agentes culturais potiguares em Natal, sempre às segundas-feiras. Leia a matéria na íntegra aqui.
- A secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, participa do segundo Fórum de Políticas Culturais, no Conselho de Cultura da Bahia, a ser realizado na próxima terça-feira (26), às 19h. A atividade é promovida pela Representação Regional da Bahia do MinC, junto à Secretaria de Cultura da Bahia. Saiba como participar: www.cultura.ba.gov.br.
- Durante audiência pública, no último dia 13 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a ministra Ana de Hollanda defendeu o acesso universal aos bens simbólicos e aos serviços de cultura como desafio para o país. Confira aqui.
- Nesta terça (19) e quarta-feira (20) foi realizada a 186ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. A sessão marcou o início do caráter itinerante dos encontros e aconteceu em Aracaju (SE). O Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, presidiu o encontro, que contou com a participação do chefe da RRNE/MinC, Fábio Lima. Mais detalhes aqui.
- A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, declarou que o MinC apoiará a criação da Lei Griô Nacional. O comprometimento aconteceu no último dia 15 de abril, durante a abertura do Encontro da Ação Griô Nacional, realizada na Funarte, no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.
- O MinC participou do Encontro Brasileiro de Economia da Foto e Imagem, realizado no último dia 12 de abril, no Centro Frei Caneca, em São Paulo. O tema do evento foi Fotografia, imagem e cultura: que mercado é esse? Leia mais aqui.
- O projeto de lei para criação do Fundo Nacional Pró-Leitura foi aprovado, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta tem objetivo de captar recursos para estimular a publicação de livros e a leitura no país.  Confira aqui.

GERAL

Festival de Cinema de Maringá (PR)

Até 29 de abril estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do 8º Festival de Cinema de Maringá. Os candidatos podem concorrer com filmes brasileiros de longa ou curta metragem, produzidos em 35mm ou formato digital. Além das exibições de produções audiovisuais nacionais, o Festival promove oficinas, seminários, debates e lançamentos de mídias. Acesse: http://www.festcinemaringa.com.br/2011/.
Fundo Internacional para a Diversidade Cultural
O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural divulgou formulário para pedidos de financiamento para programas e projetos da área cultural. A iniciativa foi criada pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e está em fase piloto de funcionamento. As solicitações poderão ser apresentadas por governos dos países em desenvolvimento membros da Convenção, Organizações Não-Governamentais nacionais da área cultural, grupos vulneráveis e grupos sociais minoritário. Os pedidos serão avaliados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, formado por 24 países. No Brasil, as propostas podem enviadas até o dia 15 de junho. Saiba mais aqui.
Cineport em João Pessoa
A quinta edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (CINEPORT) será realizada de 26 de agosto a 04 de setembro, em João Pessoa. O festival está dividido nas categorias Competição Andorinha de Curta MetragemCompetição Andorinha de Longa Metragem e Prêmio Energisa de Estímulo do Audiovisual Paraibano. O evento é uma realização da Fundação Cultural Ormeno Junqueira Botelho e pretende integrar o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa. A programação contempla seminários, painéis, debates, conferências, mostras e lançamentos de mídias. Acesse:http://www.festivalcineport.com/2011/default.asp.

Publicações Funarte para Pontos de Cultura

A Fundação Nacional das Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, fornecerá livros para Pontos de Cultura do país. A iniciativa disponibilizará kits com títulos das Edições Funarte com temáticas críticas sobre música, teatro, dança, circo e artes visuais. O objetivo da parceria é desenvolver projetos de promoção da cidadania cultural. Mais detalhes aqui.
Inscrições no Prêmio Itaú-Unicef
Organizações não-governamentais que contribuem para a educação integral de crianças e adolescentes podem se inscrever, até 31 de maio, no Prêmio Itaú-Unicef. A iniciativa é bianual e nesta nona edição tem como tema Educação Integral: experiências que transformam. As propostas de projetos socioeducativos devem ser destinadas a crianças, jovens e adolescentes entre 06 e 18 anos, no contra-turno escolar. Confira: http://www.premioitauunicef.org.br/paginas/index.aspx.
Festival Guarnicê de Cinema
A 34ª edição do Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições abertas. Cineastas brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa podem inscrever até duas obras audiovisuais, dentre longa, curta e média metragem. A temática no festival é livre. As inscrições podem ser efetuadas até 10 de junho. O Guarnicê 2011 será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro na Universidade Federal do Maranhão. Saiba mais: www.ufma.br.
Seminário Nacional de Religiões Afro-brasileira e Saúde
Entre 29 de abril e 1º de maio será realizado o 8º Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde, em Teresina (PI). O evento é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e pretende afirmar relações sobre as práticas e os saberes dos terreiros com o setor da saúde nacional. O Seminário acontecerá no Rio Poty Hotel, na Avenida Marechal Castelo Branco, 555, Bairro de Ilhotas. Mais informações aqui: http://aspajapi.blogspot.com/. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos números (86) 8802-3047 / 9966-7297 / 9436-2723 / 8838-7771 / 3216-2055, ou pelo e-mail seminariorede2011@gmail.com.

ALAGOAS
Resultado de Festival de Bumba Meu Boi
Na última segunda-feira (18), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió divulgaram o resultado da 19ª edição do Festival de Bumba Meu Boi. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 deste mês e contou com apresentação de 27 grupos de diversos bairros da capital alagoana. Dividida nos grupos A e B, as premiações foram concedidas aos melhores bois nas categorias vaqueiro, condutor de boi e bateria. Os vencedores dos grupos são da Ponta da Terra. No Grupo A, o coletivo Dragão foi o vencedor. No Grupo B, o melhor coletivo foi Boi Jaguar. Mais detalhes:http://www.maceio.al.gov.br/.

BAHIA
Festival Abril da Dança
O Festival Abril da Dança, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), irá comemorar o mês da dança, em Salvador, até o dia 30 de abril. Toda a grade do festival, que teve início no dia 12 deste mês, integra o programa Cessão de Pauta Gratuita, que visa ampliar o acesso dos artistas e produtores aos espaços culturais geridos pelo Estado, bem como dinamizar sua programação. As movimentações acontecem no Espaço Xisto Bahia (Barris), no Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e no Centro Cultural Plataforma. Clique aqui e veja a programação completa.
Bahia inaugura o Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais
O Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, promovido pelo Instituto Claro, será inaugurado na Bahia, onde irá acontecer em conjunto com o Festival Nacional de Curtíssimas Metragens – Claro Curtas. O objetivo da iniciativa é levar oficinas de produção de vídeo, com atividades práticas e teóricas, que vão desde a estruturação da ideia até a captação e edição de imagens, a diversas cidades brasileiras. Na Bahia, o projeto percorrerá as cidades de Salvador (16 a 19 de abril), Santo Antônio de Jesus (28 e 29 de maio) e Ilhéus (31 de maio e 1 de junho). Para mais informações acesse: www.projetolaboratorio.com.br/ba.

CEARÁ
Secult/CE lança dois editais de apoio a cultura
A Secretaria de Cultura do Ceará lançou dois editais de apoio a cultura. O primeiro é o III Edital Mecenas do Ceará, no valor de R$ 9,5 milhões, que irá apoiar programas, ações e projetos artístico-culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas. O outro será o XIII Edital Ceará Junino – 2011, no valor de R$ 900 mil, destinado ao processo de inscrição e seleção de projetos relacionados às tradições regionais cearenses e voltados para os festejos juninos. As inscrições de projetos para os editais podem ser feitas até o dia 13 de maio. Para mais informações, clique aqui.

MARANHÃO
Prestação de Contas Mais Cultura
A Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão realiza, nos dias 26 e 27 de abril, o Seminário de Prestação de Contas do Convênio dos Pontos de Cultura. A iniciativa pretende capacitar os Pontos de Cultura conveniados com o estado para prestação de contas referente ao primeiro repasse efetuado em 2010. O evento conta com participação de técnicos representantes dos setores de licitação e convênio da Secretaria. Nos dois dias, o Seminário acontecerá das 14h às 18h, na sede da Celebre, localizada na Rua Celso Magalhães, 51, Centro de São Luís. Mais detalhes aqui.

PARAÍBA
Exibição anual do CineSesc
O Sesc de João Pessoa convida as escolas das redes públicas e privadas de ensino, associação de moradores e ONGs a participar da temporada anual de exibição de cinema. As sessões são geralmente seguidas de debates, realizadas no próprio auditório da entidade comerciária ou nos diversos espaços onde ocorrem há cerca de 10 anos. O acervo utilizado pelo Sesc nessas atividades é articulado pelo DN – Departamento Nacional da entidade, através de parcerias com órgãos como a UFPB, CBTU e a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Para mais informações: (83) 3208-3158.
Concurso Literário “Outros Olhares”
Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário “Outros Olhares”, promovido pelo Sebo Cultural. O concurso tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura de obras de autores paraibanos e fomentar a escrita crítica sobre o pensamento contemporâneo da nossa terra. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 15 de agosto. Para mais informações sobre o concurso acesse o www.osebocultural.com ou ligue para: (83) 3222-4438 / 3241-1423.

PERNAMBUCO
Oficina de Cinema Animação
As inscrições para as oficinas do Cine Anima, realizadas pelo Pontão de Cultura Cine Anima e pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação, estão abertas até o dia 29 de abril. A iniciativa é destinada a jovens alunos ligados a Pontos de Cultura e projetos sociais, com idade entre 15 e 25 anos. A oficina será realizada no Museu do Mamulengo, em Olinda. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (SEPAC), das 9h às 12h, e das 14h às 16h, com Rosildo ou Diógenes. Para mais informações acesse www.pontocinemadeanimacao.blogspot.com .
Paixão de Cristo de Bom Jardim
Nos dias 21, 22 e 23 de abril serão realizadas, às 20h, apresentações públicas da Paixão de Cristo do município de Bom Jardim. As encenações serão iniciadas na Praça de São Sebastião e concluídas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. O projeto cultural envolve, direta e indiretamente, 300 pessoas e acontece há mais de seis décadas. Mais informações: (81) 3638-1206.
Concurso CEPE de Literatura
As inscrições para o II Concurso de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe), estão abertas até o dia 06 de junho. Poderão participar do concurso brasileiros e estrangeiros legalizados, residentes no território nacional. Os prêmios serão de R$ 8 mil para o primeiro colocado de cada categoria; R$ 5 mil para o segundo; e R$ 3 mil para o terceiro. Os textos da modalidade infantil são destinados a leitores de seis a 10 anos, e da juvenil, a adolescentes entre 11 e 16 anos. Acesse o regulamento no site: www.cepe.com.br.

PIAUÍ
Biblioteca Infantil
Na manhã desta quarta-feira (20), foi inaugurada a biblioteca Cecília Mendes, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cíntia Medeiros, localizado no Loteamento Evagelista, em Teresina. O novo estabelecimento complementará o atendimento do Centro, disponibilizando acervo de mais de mil livros. Leia maisaqui.

RIO GRANDE DO NORTE
Resenhas Literárias Infantis
As resenhas de literatura infantil de alunos da turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual General Antonio Visingtainer Santos Rocha renderam publicação de um livro. O título da obra coletiva é Resenhas de Histórias Lidas e (Re)escritas pelas Crianças. A iniciativa foi organizada pela professora Maria das Neves Dantas Soares com objetivo de desenvolver compreensão, escrita e oralidade dos discentes. De forma geral, a metodologia incentivou a leitura a e reprodução de narrativas a partir da visão dos alunos. Confira aqui.

SERGIPE
Inscrições prorrogadas em Congresso
O Congresso Estadual de Memória e Patrimônio Cultural prorrogou as inscrições para apresentação de trabalhos e para ouvintes. Para apresentar trabalhos, os interessados podem se inscrever até o dia 20 de abril. Já o prazo limite para inscrição de ouvintes é o dia 30 de abril. O Congresso será realizado de 16 a 20 de maio, em Aracaju, discutindo estratégias e ações para preservar bens materiais e imateriais em risco. O encontro científico é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano – GEMPS/CNPq, em parceria com o Iphan-SE. Confira: http://congressopatrimonioufs.blogspot.com/.

Birô Cultural chega em São Cristóvão
O Birô Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Sergipe, através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), ganhou uma nova etapa e agora vai para São Cristóvão. O evento acontecerá entre os dias 06 e 10 de junho. Os interessados em participar do projeto devem enviar a ficha de inscrição preenchida – disponível no site da Secult - para contato@cultura.se.gov.br. Para mais informações sobre o Birô Cultural clique aqui.

Projeto Temporada

Até 29 de maio, das sextas-feiras aos domingos, quatro peças teatrais são apresentadas através do Projeto Temporada. A iniciativa acontece na Sala Sergipana de Espetáculo, em Aracaju. A programação está organizada com espetáculos da peça Cabaret dos Insanos, nas sextas-feiras, às 19h; Procura-se um Homem, aos sábados, às 19h; Discurso da Pura Razão, aos sábados, às 21h; e Entre Quatro Paredes, aos domingos, às 19h. A Sala Sergipana de Espetáculo está localizada na Praça Camerino, 210, Centro. Mais informações: http://www.ruadacultura.blogspot.com.

Editais
Mostra de Teatro Acadêmico, inscrições até 21 de abril de 2011.
Concurso Nacional de Artes e Cultura, inscrições até 25 de abril de 2011.
Seleção de estudantes indígenas em cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB), inscrições até 29 de abril de 2011.
Concurso Inovação em Projetos na Economia do Audiovisual – iPEA 2011, inscrições até 18 de março de 2011.
III Bolívia LAB, inscrições até 25 de março de 2011.
Empreendedor Social de Futuro, inscrições abertas até 1º de maio de 2011.
Prêmio Internacional EducaRede, inscrições até 02 de maio.
I Festival LUME de Cinema, inscrições abertas até 15 de maio de 2011.
Itaú Cultural – Rumos Artes Visuais 2011-2013, inscrições até 29 de maio de 2011.
Prémio Fernão Mendes Pinto, inscrições até 30 de maio de 2011.
Festival Mulher em Cena, inscrições até 30 de maio de 2011.
Itaú Cultural – Rumos Educação, Cultura e Artes 2011-2013, inscrições até 30 de junho de 2011.
Prêmio Vivaleitura 2011, inscrições até 20 de julho de 2011.

Itaú Cultural – Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012, inscrições até 15 de julho de 2011.

Expediente RRNE/MinC:
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Chefe da Representação: Fábio Lima
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Recife – Pernambuco – CEP 50030-170
Tel: (81) 3194.1300
nordeste@cultura.gov.br
Atendimento para Lei Rouanet na sede da RRNE MinC, ou pelos emails:
Andréa Pereira: andrea.lima@cultura.gov.br / (81) 3194.1305
Sonia Maria: sonia.maria@cultura.gov.br | (81) 3194.1309
Jorge Edson Garcia: jorge.garcia@cultura.gov.br | (81) 3194.1313
Assessoria de Comunicação:
Maíra Brandão: Assessora
Daniel Lamir: Estagiário
Maria Júlia Vieira: Estagiária
Tel: (81) 3194.1311
ascom.minc.ne@gmail.com
Integre seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog