Boletim eletrônico Nº 351-ano VIII- 05/05/2011 a 12/05/2011
  www.museus.gov.br

Notícias
Pontos de Memória participam da 9ª Semana Nacional de Museus

 Ponto de Memória da Brasilândia inaugura, dia 7, sua primeira exposição
Casa dos Ottoni cria projeto Roteiro Turístico Independente
Plano Nacional Setorial de Museus será apresentado na Câmara dos Deputados
Fundo de Desenvolvimento dos Museus é aprovado em comissão da Câmara
“Fale com o Ibram” é novo canal de atendimento ao público
Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras é prorrogada até 8 de maio
Últimos dias para inscrições ao Prêmio Educação e Museus
Inscrições para o prêmio Rodrigo Melo Franco estão abertas
IV Enemu recebe inscrição de trabalhos até domingo
Diretor do Museu Imperial é eleito correspondente do Icom
Seminário internacional sobre patrimônio religioso recebe inscrições

Agenda
 Diálogos contemporâneos no MAM – arte e política 
 Restauração do Mobiliário Dourado e Pinturas do Museu da Baronesa
Maureen Bisilliat: Fotografias
Série Concertos
Oscar Oiwa no MNBA
Maria Leontina: quatro décadas da arte
Margaret Mee – 100 anos de vida e obra
Rodas de Leitura – Uma leitura de Crime e Castigo, de Dostoiévski
Exposição e Mostra de Cinema em homenagem ao centenário de Lélia Abramo
Conexão Leitura
Vida, obra e cotidiano de Benjamin Constant
Arte naïf – Com Açúcar e com Afeto
Encontro com Estudantes – Explorando o turismo cultural no MHN

cursos e oficinas
 Fundamentos em Gerenciamento de Projetos Públicos e Privados com ênfase no SICONV
 Oficina de fanzine para escolas
 Como escrever uma biografia
Links
 www.ibermuseus.org
 www.cofem.org.br
 www.icom.org.br
 forummuseusuniversitarios
 www.museologia.org.br
 unirio.br/jovemmuseologia
 museusdepernambuco
ww.abracor.com.br/novosite
 www.corem1r.com
 www.museusdorio.com.br
 museucasaalcantara.blogspot.com
 

notícias
Pontos de Memória participam da 9ª Semana Nacional de Museus
Os Pontos de Memória da Estrutural (Distrito Federal/DF), Terra Firme (Belém/PA), Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS), Museu de Favela e Museu da Maré (ambos do Rio de Janeiro/RJ) participam da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio. Os Pontos integram as 1.006 instituições que, com o tema Museu e Memória, promoverão cerca de 3 mil eventos em mais de 500 cidades de todo o país durante a Semana.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e no Brasil é promovida pelo Ibram. Confira a programação dos Pontos de Memória na Semana:
• Ponto de Memória de Terra Firme: realiza a primeira gincana de história e memória do bairro, do dia 16 a 20 de maio. Voltada especialmente para os jovens, a competição está dividida em cinco provas relacionadas à memória local.
• Ponto de Memória da Estrutural: lança sua primeira exposição no dia 21 de maio. A mostra Movimentos da Estrutural, cujos suportes são elaborados a partir de objetos reciclados do Lixão, pretende retratar a memória das estratégias de luta dos moradores.
• Museu Comunitário Lomba do Pinheiro: realiza a exposição Saber Popular: Ervas, Rezas e Benzeduras: Alternativas de saúde.
• Museu de Favela: inaugura, no dia 22 de maio, o circuito Casas-Telas no Pavão-Pavãozinho. O projeto, que começou no morro do Cantagalo, em 2009, retrata em grafite, nos muros e fachadas de casas do morro, um circuito que conta a história da favela.
• Museu da Maré: terá agenda diversificada, com apresentação de contos e lendas locais por moradores, oficina de leitura e a exposição Museu da Maré, que narra a história de resistência da comunidade. Também haverá um “chá de memória”, reunindo moradores que construíram a identidade e a memória da Maré.
Veja a programação completa da 9ª Semana em www.museus.gov.br

Ponto de Memória da Brasilândia inaugura, dia 7, sua primeira exposição

Depoimentos gravados, fotos e objetos recolhidos junto à comunidade farão parte da primeira exposição realizada pelo Ponto de Memória Museu Social da Brasilândia (SP), que será lançada no dia 7 de maio, na Escola Estadual Professora Luiza Salette Junca de Almeida (Av. Deputado Cantídio Sampaio, 1701, Vila Souza, São Paulo).
Intitulada Brasilândia, suas Vilas e Jardins, a mostra contará parte da história desse distrito que abriga mais de 200 mil pessoas e localiza-se na zona noroeste da capital paulista. A exposição celebra dois anos de trabalho do Ponto de Memória da Brasilândia, um dos 12 apoiados pelo programa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com os ministérios da Cultura e da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Durante todo o período da exposição (de 7 a 14 de maio, das 9h às 17h), serão oferecidas visitas mediadas gratuitas aos alunos das escolas da região.

Casa dos Ottoni cria projeto Roteiro Turístico Independente
Depois de um planejamento de cinco meses, o Museu Casa dos Ottoni/Ibram, de Serro (MG), lançou o projeto Roteiro Turístico Independente. O roteiro inclui visitas ao museu, à Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, a uma fazenda centenária de produção de cachaça e outra de produção artesanal do famoso Queijo do Serro.
O próximo passo será a elaboração de material didático para ministrar cursos gratuitos aos comerciantes sobre patrimônio cultural, atendimento ao turista, técnicas de venda e treinamento de garçons. Os cursos devem ser estendidos a todos os moradores até o final do ano.
Um dos objetivos do roteiro independente é promover a cultura local, além de valorizar e qualificar os colaboradores, buscando reduzir impactos ambientais, apoiar o desenvolvimento econômico da região e auxiliar na preservação e conservação do patrimônio histórico, cultural e natural.
Plano Nacional Setorial de Museus será apresentado na Câmara dos Deputados
O Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) será apresentado à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados no dia 10/5, às 14h. O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, mostrará os principais pontos do plano, que orienta a agenda política do setor museal para os próximos 10 anos. O convite para ir à Câmara foi resultado de requerimento do deputado Ângelo Vanhoni, em abril.
O documento é fruto de ampla discussão, de forma compartilhada, entre profissionais do campo museal e teve suas diretrizes elaboradas e aprovadas na 4ª edição do Fórum Nacional de Museus, em 2010. Antes disso, foram realizadas plenárias estaduais que mobilizaram representantes da área museológica, da sociedade civil e do poder público.
Segundo Nascimento, o PNSM torna-se especialmente estratégico no atual cenário da cultura brasileira, em que os museus vêm ganhando importância na vida cultural e social, sendo reconhecidos como agentes de transformação da sociedade e espaços de encontro e diálogo entre os mais diversos grupos sociais.
Fundo de Desenvolvimento dos Museus é aprovado em comissão da Câmara
A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 4/5, o Projeto de Lei nº 3845/2008, que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Nacional de Desenvolvimento dos Museus (FNDM). A aprovação do PL na comissão é uma conquista do setor museal, coordenada pelo Ibram.
De autoria da então senadora Ideli Salvatti, o projeto de lei, que já foi aprovado no Senado, tem por objetivo apoiar projetos de museus que visem à criação, construção, restauração e modernização de prédios e monumentos; aquisição e manutenção de acervos museológicos; formação e valorização de profissionais que atuam na área; e melhoria da gestão dos museus e desenvolvimento de programas educativos, de comunicação e difusão de acervos. Na CEC, o PL obteve parecer favorável da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), tendo sido aprovado por unanimidade.
O projeto de lei estabelece que a gestão do FNDM caberá ao Ministério da Cultura, por intermédio do Ibram, na qualidade de formulador da política de transferências e aplicações e de supervisor da execução das operações; e à Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operadora e administradora dos ativos e passivos, conforme dispuser regulamento legal.
O PL, que tramita em regime de prioridade sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões, será apreciado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

“Fale com o Ibram” é novo canal de atendimento ao público
O Ibram/MinC começou a operar um novo canal de comunicação com o público, o Fale com o Ibram. A ferramenta, disponível em www.museus.gov.br, foi criada para facilitar a troca de informações entre a instituição e a sociedade, conforme as diretrizes que os órgãos e entidades públicas devem seguir no atendimento ao cidadão.
O Fale com o Ibram (também acessado pelo e-mail faleconosco@museus.gov.br) é um canal por meio do qual o cidadão pode apresentar suas dúvidas, pedir informações e buscar orientação. Pelo canal, o público também tem a oportunidade de participar das discussões sobre a formulação das políticas públicas relacionadas à área de museus, apresentando críticas, apoio ou sugestões.
Denúncias e reclamações deverão ser registradas exclusivamente no canal de atendimento daOuvidoria do Ministério da Cultura, instância responsável pelo encaminhamento de questões desse teor.

Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras é prorrogada até 8 de maio
A mostra Mulheres, Artistas e Brasileiras, composta por obras do século 20 de artistas que se destacaram na luta pela emancipação e inserção da mulher no movimento cultural, foi prorrogada até domingo, 8 de maio. O encerramento estava previsto para o dia 5. Montada no segundo andar do Palácio do Planalto, a exposição está aberta das 10h às 16h e das 18h às 20h, inclusive nos fins de semana.
As obras integram os acervos do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu da República, do Museu da Chácara do Céu (todos integrantes do Ibram), da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Museu de Arte Brasiliense e Museu de Arte Brasileira. Há trabalhos de Tarsila do Amaral, Djanira, Anita Malfatti, Georgina de Albuquerque e Lygia Pape, entre outras.
O Ibram/MinC participa da organização da mostra, que tem curadoria da FAAP e foi idealizada pela presidenta Dilma Rousseff.
Últimos dias para inscrições ao Prêmio Educação e Museus
Termina no dia 9 de maio o prazo para inscrições ao II Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus. Podem se inscrever museus e instituições culturais do Brasil e demais países da Ibero-américa. Promovido pelo Ibermuseus (programa intergovernamental de cooperação cultural presidido pelo Brasil), o prêmio selecionará boas práticas de ações educativas no campo museal.
O prêmio é composto por duas categorias. A categoria Banco de Boas Práticas seleciona projetos (em andamento ou já concluídos) na área de educação em museus. Os projetos inscritos devem ter sido iniciados antes de 2011. A categoria Incubadora de Projetos em Ação Educativa premia projetos ainda não implementados.
Podem participar museus públicos ou privados e instituições afins (centros culturais, associações, fundações, escolas, organizações não governamentais e centros de pesquisa ou comunitários, entre outros). As premiações são de US$ 10 mil (1º prêmio) e US$ 5 mil (2º e 3º prêmios) para a categoria de Boas Práticas e de até US$ 10 mil para três projetos na categoria da Incubadora.Saiba mais sobre o prêmio
Inscrições para o prêmio Rodrigo Melo Franco estão abertas
Até o dia 8 de julho estarão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC). A nova edição está inserida nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e presta uma homenagem ao centenário de nascimento do artista plástico Carybé, argentino naturalizado e radicado no Brasil, falecido em 1997.
O concurso tem sete categorias: promoção e comunicação; educação patrimonial; pesquisa e inventário de acervos; preservação de bens móveis; preservação de bens imóveis; proteção do patrimônio natural arqueológico; e salvaguarda de bens de natureza imaterial. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 20 mil, troféu e um certificado. Confiraaqui o edital
IV Enemu recebe inscrição de trabalhos até domingo
As inscrições para apresentação de trabalhos no IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia encerram-se no próximo domingo, dia 8 de maio. O tema deste ano é “Museologia e Interdisciplinaridade”. Podem submeter trabalhos estudantes, técnicos e professores de museologia e áreas afins de todo o país.
O evento ocorrerá de 10 a 15 de julho na cidade de Goiânia (GO). Serão duas conferências e dez mesas redondas proferidas por palestrantes do campo de museus, museologia, patrimônio e políticas públicas. Haverá também apresentações de comunicações, minicursos e exposições.
Informações pelo endereço www.ivenemu.blogspot.com ou pelo e-mail enemugoiania@hotmail.com.
Diretor do Museu Imperial é eleito correspondente do Icom
O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., foi eleito correspondente do Conselho Internacional de Museus (Icom, na sigla em inglês) junto ao Comitê Internacional Museus de Cidade (Camoc). Ele será o responsável do Camoc para a organização da 23ª Conferência Internacional do Icom, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013. A Conferência do Icom é realizada a cada três anos e, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. A expectativa é que sejam recebidos cerca de 4 mil delegados de diversos países.
A indicação aconteceu durante a assembléia ordinária do Icom, em 28 de abril. Maurício havia participado da 22ª Conferência Internacional, em Xangai (China), em 2010, quando apresentou uma palestra sobre a relação do Museu Imperial com a cidade de Petrópolis durante a conferência do Camoc. “O trabalho agora será de articulação com associados do Brasil e dos comitês internacionais para organizar a grande conferência que a cidade do Rio de Janeiro abrigará em 2013”, afirma o diretor.
Seminário internacional sobre patrimônio religioso recebe inscrições
Interessados em participar do seminário internacional Difusão e Proteção do Patrimônio Religioso na América Latina, de 3 a 5 de outubro em Buenos Aires, têm até 9 de maio para encaminhar o resumo dos trabalhos a serem apresentados. O envio deverá ser por e-mail, para catedraunesco@turismoculturalun.org.ar, e deve conter no assunto da mensagem «Seminário Internacional sobre Patrimônio Religioso. Envio de Resumo», além de um breve currículo (10 linhas) do autor.
Mais informações pelo email catedraunesco@turismoculturalun.org.ar

Agenda
Diálogos contemporâneos no MAM – arte e políticaO quê: : o psicanalista e historiador Claudio Carvalho e os historiadores Luiz Fernando Machado e Roberto Carlos Oliveira dos Santos coordenam o debate que, nesta edição, dialoga com a exposição 29 Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas.
Quando:7 de maio, às 16h
Onde:Galeria 1 do museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador (BA). Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão, Salvador, Bahia.
Informações: www.mam.ba.gov.br
Restauração do Mobiliário Dourado e Pinturas do Museu da Baronesa
O quê: exposição mostra trabalho de restauração e acondicionamento de peças da Coleção Adail Bento Costa, pinturas da Coleção Família Antunes Maciel.
Quando:29 de abril a 30 de dezembro
Onde: Museu da Baronesa, Pelotas (RS)
Informações: 
www.museudabaronesa.com.br
Maureen Bisilliat: Fotografias
O quê:a exposição é composta por alguns dos ensaios fotográficos sobre os universos literários de Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Euclides da Cunha.
Quando: 30 de abril a 31 de julho
Onde:Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999). Curitiba (PR)
Informações: (41) 3350-4400
Série Concertos
O quê:recital de choro de grandes compositores do gênero como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Rossini Ferreira, Jacob do Bandolim, entre outros, com comentários sobre as músicas e os compositores. Entrada gratuita.
Quando:8 de maio, domingo, às 15h30
Onde: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, Largo dos Jesuítas, 67, Embu (SP)
Informações: (11) 4704-2654
Oscar Oiwa no MNBA 
O quê: primeira mostra individual do artista no Rio mostra, em 15 telas, uma obra situada num mundo pós-apocalíptico, sem presença humana.
Quando: até 20 de junho. Visitação de terça a sexta, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Ingresso: R$ 5 (com entrada grátis aos domingos).
Onde: Museu Nacional de Belas Artes. Av. Rio Branco, 199, Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ).
Informações: www.mnba.gov.br
Maria Leontina: quatro décadas da arte 
O quê: desenhos, estudos preparativos e cadernos de anotações inéditos da artista paulistana, considerada como uma das mais importantes referências na pintura moderna brasileira. Entrada franca.
Quando: até 19 de junho. Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.
Onde: Caixa Cultural Salvador. Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA).
Informações: www.caixa.gov.br/caixacultural
Margaret Mee – 100 anos de vida e obra
O quê: a mostra traz ilustrações de uma das mais importantes artistas e ilustradoras botânicas do século XX, que traduziu o deslumbramento pelas flores brasileiras em aquarelas
Quando: 6 de maio a 5 de junho
Onde: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Informações: (61) 3325-5220/6234
Rodas de Leitura – Uma leitura de Crime e Castigo, de Dostoiévski
O quê: leituras com especialistas e escritores, sempre às segundas-feiras do mês
Quando: 9 de maio
Onde: Fundação Biblioteca Nacional, rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Informações: www.estacaodasletras.com.br
Exposição e Mostra de Cinema em homenagem ao centenário de Lélia Abramo
O quê: Apresentação de vídeo documentário sobre a vida e obra de Lélia Abramo, exibição de filmes brasileiros
Quando: 4 a 30 de maio
Onde: Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo/SP
Informações: (11) 3512-6111
Conexão Leitura
O quê: segunda edição do festival literário no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento gratuito é voltado a crianças e adolescentes da capital fluminense e busca promover a leitura de literatura infantil e juvenil.
Quando: 20 de maio a 11 de junho
Onde: Forte de Copacabana, Alameda Octávio Corrêa, Av. Atlântica, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: 21 2521-1032 ou www.fortedecopacabana.com
Vida, obra e cotidiano de Benjamin Constant
O quê: exposição de longa duração, com visita guiada por 15 cômodos da casa de Benjamin Constant
Quando: 16 a 22 de maio
Onde: Museu Casa de Benjamin Constant, Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 3970-1168/1177 ou mcbc@museus.gov.br
Arte naïf – Com Açúcar e com Afeto
O quê: mostra retrata o cultivo da cana-de-açúcar e outras riquezas verdes no Brasil, por meio de obras de artistas pioneiros nessa técnica no Brasil, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Júlio Martins da Silva.
Quando: 6 de maio a 25 de junho
Onde: Palacete das Artes, rua São Bento, nº 794, Centro, Araraquara/SP
Informações: (16) 3322-2770
Entrada:gratuita
Encontro com Estudantes – Explorando o turismo cultural no MHN
O quê: palestras com estudantes sobre história e turismo; turistificação dos museus e sua relação com os eventos esportivos de 2014 e 2016
Quando: 24 de maio
Onde: Museu Histórico Nacional, Pça Marechal Âncora, s/nº, Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divisão Educativa do museu – (21) 2550-9261/62 ou mhneducacao@museus.gov.br
Cursos e Oficinas
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos Públicos e Privados com ênfase no SICONV
O quê: o curso tem por objetivo apresentar os principais conceitos de Gerenciamento de Projetos, as técnicas e ferramentas mais adequadas para gerir prazos, alocar e gerenciar recursos de modo a gerar maior produtividade, para que os profissionais possam atuar com eficácia no gerenciamento de projetos.
Quando: 13 e 14 de maio, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Onde: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, Rua Emílio Blum,121, Centro, Florianópolis(SC)
Informações:(48)3037-1500 ou www.planset.com.br
Oficina de fanzine para escolas
O quê: na oficina os alunos são divididos em grupos e, após introdução teórica, confeccionam o fanzine a partir do que foi aprendido durante a visitação. A principal finalidade é fazer com que os alunos demonstrem sua percepção sobre o papel da imprensa e do museu para a sociedade.
Quando: todas as quartas, com agendamento prévio
Onde:Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre(RS)
Informações:(51)3224-4252
Como escrever uma biografia
O quê: o curso pretende fornecer recursos para a escrita de biografias e elementos técnicos sobre a prospecção de informação, organização dos dados e finalização estilística. Contempla ainda a elaboração de um projeto de biografia, e acompanha os primeiros passos de seu desenvolvimento.
Quando: 10,17 e 31 de maio, e 7,14 e 21 de junho (terças-feiras), das 15h às 17h.
Onde:Fundação Ema Klabin, Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3062-5245


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para:ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

       

     
Esta mensagem pode conter informações confidenciais para o destinatário, tem fins específicos e é protegida por lei. Se você não é o destinatário, deve apagá-la imediatamente. A divulgação, cópia ou distribuição desta mensagem, ou qualquer ação tomada com base em tal sem autorização do Ibram, é estritamente proibida. Agradecemos a compreensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog