Dia da Cidadania LGBT

por Melissa Araujo, segunda, 9 de maio de 2011 às 15:28
Dia da Cidadania LGBT tem show de Slvia Machete e Banda Brasis
09 maio
A cantora e compositora performtica Silvia Machete uma das atraes que a Fundao Cultural de Joo Pessoa (Funjope) est trazendo para as comemoraes do Dia da Cidadania LGBT, nesta segunda-feira (9). Juntamente com a Banda Brasis, ela vai comandar a programao cultural da festa. Este ano, a bandeira de luta do evento a aprovao do PLC122/2006, que prope o reconhecimento da violncia gerada pela homofobia como crime. Os shows esto programados para comear s 18h, no Ponto de Cem Ris. A realizao do Frum LGBT da Paraba com apoio da Prefeitura da Capital.
A carioca Silvia Machete consegue imprimir no palco um estilo original, sendo reconhecida como uma das mais cativantes performances dos ltimos tempos da msica popular brasileira. Ela usa com requinte a palavra extravagncia, desenvoltura aprendida ainda quando era artista de rua e na escola do Circo, nos anos 90.
No repertrio da artista, passam expresses e canes que vo do romantismo e chegam ao brega sem perder a silhueta do luxo musical, somando a um visual que ela faz questo de impregnar com boas ideias.
Na apresentao do Ponto de Cem Ris, Silvia Machete vai concentrar o repertrio no ltimo CD, intitulado Extravaganza. O show homnimo, que tem casa cheia por onde passa, principalmente no Sudeste do pas, conseguiu arrebatar os crticos. A Associao dos Crticos Paulistas de Artes (APCA), por exemplo, o elegeu como o Melhor do Ano de 2010, categoria em que Ney Matogrosso ganhou em 2009.
Em Extravaganza, o pblico pode ouvir msicas como Noite Torta, Vou pra Rua, Meu Carnaval e a conhecida Feminino Frgil, entre outras canes. Esta ltima, em particular, fruto de uma parceria com Erasmo Carlos, fazendo parte hoje da trilha da novela global Morde e Assopra.
Banda Brasis A banda surgiu no cenrio musical paraibano em maio de 2009. No repertrio, possui verses e adaptaes de clssicos da MPB, com espaos para referencias regionais e influencias tropicalistas. Na musicalidade da Banda Brasis possvelperceber uma particular influncia de Ney Matogrosso e Caetano Veloso. Os maracatus, cirandas e cocos tambm se entrelaam com os grooves e elementos de terreiro. O grupo no apenas revive a msica brasileira. Ele traduz na verdade um desejo cultural e de identidade contido em uma gerao de jovens universitrios.

Uma lei contra a violncia O Projeto de Lei Complementar (PLC 122/2006), que criminaliza a prtica de homofobia, voltou a tramitar no Congresso Nacional graas iniciativa da senadora Marta Suplicy (PT/SP). O foco do documento , exclusivamente, o combate violncia cometida contra pessoas que tm relaes afetivas com outras do mesmo sexo. Ou seja, a iniciativa prope que seja crime qualquer agresso verbal, fsica, assassinatos ou at mesmo constrangimentos. O objetivo parecido com o de duas outras leis: do racismo e a Maria da Penha.
Segundo lembrou o presidente do Frum LGBT da Paraba, Luciano Bezerra, o PCL havia sido arquivado e por isso a senadora teve que intervir no incio de sua legislatura. O maior entrave so as entidades religiosas e a bancada de parlamentares evanglicos do Congresso Nacional, apesar do nosso pas ser uma Repblica constitucionalmente laica. Esse pblico justifica que a aprovao iria tolher o direito dele de fazer manifestaes religiosas e citaes bblicas contra o homossexualismo nos cultos, afirmou. Mas isso no verdade. Como cristos, eles deveriam ser solidrios conosco pelas agresses que sofremos, inclusive vrios assassinatos brbaros, lamentou.
O presidente do Frum LGBT tambm explicou que o evento uma aluso ao Dia Internacional Contra a Homofobia, comemorado em 17 de maio. Essa data oficial foi inclusive trazida para Joo Pessoa em forma de lei, explicou.
Marcha e audincia pblica A programao do Dia da Cidadania LGBT inclui ainda a 1 Caminhada LGBT, com concentrao no Ponto de Cem Ris, s 14h, e sada s 15h. Outro evento inserido tambm na data a audincia pblica na Cmara Municipal de Joo Pessoa, por volta das 16h.

-- 
:: Ana Brbara Ramos ::

83. 9304.4675 / 9992.8685(novo nmero)
E-1/2 oficial: anavikings@gmail.com
msn: licordechassis@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog