Pular para o conteúdo principal


Projeto Cinestésico e Sesc realizam Mostra Interestadual do Cinema Paraibano

Programação terá exibições de produção audiovisual de toda Paraíba

            Apresentar à Paraíba e ao Rio de Janeiro o acervo das produções cinematográficas do nosso estado, sobretudo as do interior, mas sem excluir as do litoral, é a proposta da IV Mostra Interestadual do Cinema Paraibano - PB/RJ, que acontecerá na UFPB e no SESC nos dias 18, 19 e 20 de maio, nosAuditórios do Centro de Educação (CE) e do Serviço Social do Comércio. A Mostra é uma das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Projeto Cinestésico , coordenado pela Professora  Virgínia de Oliveira Silva  e vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, formação cidadã e redes de conhecimento do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã doPrograma do Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
Na programação, destacam-se a exibição de filmes e vídeos paraibanos de todo o estado, mas prioritariamente do interior, e mesas redondas com o objetivo de dialogar com seus produtores e realizadores sobre as dificuldades e as gratificações de se fazer cinema em terras paraibanas. É a partir desse cenário que surge o tema da Mostra nesse ano de 2011: Festa do Interior.
            IV Mostra realiza exibições matutinas dos filmes selecionados pela curadoria do ProjetoCinestésico, seguidas de debates, e à tarde oferece Mini-Cursos sobre questões relacionadas ao campo do cinema e da educação, ministrados por profissionais realizadores de estudos, extensão e pesquisas na área, tais como a Prof.ª Virgínia Silva, do Curso de Pedagogia da UFPB; e a Prof.ª Dr.ª Marília Lopes de Campos, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Multidisciplinar daUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); dentre outros. Além disso, há a Mostra das Mostras, na qual são exibidos a cada noite dois filmes pertencentes a uma das três mostras anteriores; logo após,  ocorre  Socialização de Trabalhos Acadêmicos desenvolvidos pelos membros do Projeto Cinestésico e de alguns de seus parceiros, como o Cineclube Jomard Muniz de Britto e o Coletivo COMJUNTO; culminando com a Roda de Diálogo em que público e expositores trocam impressões e informações.
            Por ser interestadual, a Mostra se realiza aqui Paraíba em algumas cidades (desde a primeira edição, já ocorreu em João Pessoa, Cajazeiras, Bananeiras e em Queimadas) e em mais três cidades do Estado do Rio de Janeiro. A edição da IV Mostra foi realizada na UFRRJ, no Campus de Seropédica, em 18/04/2011; e no Campus de Nova Iguaçu, no dia 25/04/2011; e também ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Campus Maracanã, na capital, Rio de Janeiro, em 07/05/2011.
            Em 2011, o Projeto Cinestésico tem a honra de firmar parceria com o SESC da Paraíba e todos os filmes selecionados para compor a IV Mostra, após a sua exibição matutina na UFPB, serão reprisados, duas vezes no mesmo dia, às 15h e às 18h, no Mini-Auditório do SESC de João Pessoa. Tal parceria pressupõe ainda o agendamento da circulação da IV Mostra por todas as unidades do SESC presentes no Estado da Paraíba (Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras), garantindo-se assim a maior difusão da produção paraibana na própria Paraíba.
Breve Histórico
A I Mostra ocorreu em abril de 2008, sob a temática “Tradição e Renovação: Limites e Possibilidades”, exibindo e debatendo 19 filmes de diferentes gerações, compondo uma interessante retrospectiva cronológica das produções do estado, desde a década de 1960 até os dias atuais; a segunda se deu em junho de 2009, com o tema “Fazer audiovisual na Paraíba: Razão e/ou Paixão? Lucidez e/ou Loucura?”, reuniu 24 filmes, dedicando-se a ampliar tanto a abrangência da discussão quanto o espectro geográfico da origem das produções para além do eixo João Pessoa - Campina Grande, contemplando todas as mesorregiões da Paraíba. Característica que veio se mantendo e se consolidando tanto por ocasião da terceira edição, que sob o tema “Cenários da Produção Glocal” difundiu 21 filmes, em julho de 2010, durante o XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, contando com um público formador de opinião e oriundo de todo o Brasil; quanto agora, em maio de 2011, na IV Mostra quando apresenta o tema “Festa do Interior” e 16 filmes dos 4 cantos da Paraíba.
            Inscrições
            A presença nos espaços e tempos promovidos pela IV Mostra dá direito à certificação de participação acadêmica, mas para tal é necessário fazer a inscrição, até o dia 17 de maio de 2011, enviando e-mail com o assunto “INSCRIÇÃO NA IV MOSTRA” para cinestesico@gmail.com, com nome completo, idade, e-mail, endereço, telefone, curso, período, e indicando as atividades e os dias dos quais o interessado deseja participar - favor conferir a programação no blog do Projeto Cinestésico, no qual haverá informações mais detalhadas: http://projetocinestesico.blogspot.com/. Eis a programação:
 
Local: MiniAuditório do Sesc Centro – João Pessoa
Horário: 15:00 hs e 18:00hs
QUARTA - FEIRA  18/05/2011
Os Romeiros da Guia”,
de João Ramiro Melo e Vladimir Carvalho (Doc., 15’, 1962, Lucena-PB)
 “A Bolandeira”,
 de Vladimir Carvalho  (Doc., 10’, 1967, Vale do Sabugi-PB)
 “Festa do Rosário de Pombal”,
de Jurandir Moura (Doc., 16’, 1976, Pombal-PB)
 “J. Borges”,
de Laurita Caldas  (Doc., 7’, 2003, Bezerros-PE e João Pessoa-PB)
 “Alma”,
de André Morais  (Fic., 10’, 2004, Cuité-PB)
QUINTA - FEIRA 19/05/2011
“O último Coronel”,
de Machado Bitencourt  (Doc., 13’, 1975, Campina Grande-PB)
“Instrumento detector de alguma coisa”,
de Otto Cabral (Doc., 10’, 2007, Cabedelo-PB
“Água Mole em Pedra Dura”,
de Ivanildo Gomes  (Doc., 14’, 2009, Soledade -PB)
“Sonata”,
de Gian Orsini  (Fic., 7’, 2009, João Pessoa-PB)
“O Velho do Rio”,
de Leonardo Alves  (Doc., 15’, 2010, Aparecida-PB)
“Na Memória dos Meus Avós –
Umas Histórias”, de ASCUZA (Doc., 2010, 26’, Zabelê-PB)
“Na Memória dos Meus Avós –
Outras Histórias”, de ASCUZA (Doc., 2010, 20’, Zabelê-PB
SEXTA - FEIRA 20/05/2011
“Raízes do Sertão”,
de Deleon Souto  (Doc., 14’, 2011, Patos-PB)
“A Caixa d’água do Sertão”,
de Diassis Pires (Doc., 32’, 2011, Coremas-PB)
 “Travessia”,
de Kennel Rógis  (Doc., 15’, 2011, Coremas-PB)
 “Metafísica”,
de Eduardo Gomes (Fic., 15’, 2011, Dona Inês-PB)
 “Olhar Particular”,
de Paulo Roberto (Doc., 15’, 2011, Nazarezinho-PB)
Mais Informações através do fone 8714-2505 ou pelo site
 
 
 
 
 
Apoio:
PB - PPGE/CE/UFPB; VIAÇÃO PARAÍBA - COEX/UFPB; SESC-PB; CCHLA/UFPB; ADUF-PB; CINECLUBE JMB; COLETIVO COMJUNTO
RJ - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/UFRRJ; IM/LEC/UFRRJ; LABORATÓRIO IMAGEM & EDUCAÇÃO/UERJ; PROPED/UERJ; FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UERJ
---

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação Completa da FLIBO em Boqueirão

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL EDITAL CHAMADA PÚBLICA No - 1-2013/SNBP O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, no uso das atribuições legais torna público que a partir do dia 18/09/2013 no sítio da FBN link: http://www.bn.br. estará disponível Edital de Chamada Pública Nº 01-2013/SNBP. OBJETO: O presente concurso tem por objeto a premiação de, no mínimo, 100 (cem) propostas de apoio à modernização e qualificação de espaços e serviços em biblioteca comunitária e ponto de leitura no país. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS: No presente concurso, os valores estimados a este certame serão de R$3.200.000,00, oriundos da LOA da FBN, do "Programa: 2027 - Cultura, Preservação, Promoção e Acesso", da "Ação: 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais", conforme disponibilidade orçamentária do exercício de 2013. INSCRIÇÃO: As inscrições e condições de participação estão descritas no item 3 do Edital, disponível no sítio www.bn.br, e estarão abe…

E-book grátis de precificação de artesanato!

Olá, tudo bem? Se você gosta do universo de artesanatos, então, leia a mensagem até o final pois tenho uma GRANDE novidade pra te contar. Consegui contato com a Carla Tiago. Ela possui mais de 10 anos de experiência na produção de diferentes tipos de artesanatos, atualmente é Designer em Glicerina (sabonetes artesanais) e fundadora do site Artesanato Rico que é um projeto para ajudar artesãos a ter mais sucesso e lucratividade no artesanato. Em nossa conversa, me revelou algumas coisas bem pessoais e eu pedi a ela se poderia compartilhar essa história para mais pessoas. Ela aceitou e ficou feliz em compartilhar porque acredita que a sua história pode ajudar mais pessoas. Quando ela iniciou seu negócio de artesanato, teve alguns problemas. Achava que o importante era só se dedicar na produção dos produtos e nas vendas, e mesmo tendo facilidade nas duas coisas, perdeu muito tempo e boa parte do dinheiro investido. Revelou ter deixado de lado um detalhe muito importante do negócio: …