Pular para o conteúdo principal

Projeto Fogueiras da Cultura foi lançado nesta quarta-feira em Catolé do Rocha


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança nesta quarta-feira (15), no município de Catolé do Rocha, a primeira edição do projeto Fogueiras da Cultura. Durante todo o mês de junho, o evento itinerante percorrerá 12 municípios com a exibição de artistas e grupos da cultura tradicional paraibana.
A expectativa da Secult é que aproximadamente 25 mil pessoas sejam beneficiadas com as apresentações de 29 artistas. O projeto terá um caminhão-palco, equipado com estrutura de som e luz, instalado nas praças e ruas das cidades visitadas, com exibição gratuita de grupos de forró pé de serra, ciranda, coco de roda, pífano e embolada.
Segundo o secretário da Cultura, Chico César, o objetivo do projeto Fogueiras da Cultura é democratizar o acesso à produção da arte com identidade paraibana. “A arte produzida pelo povo é carregada de valores simbólicos e costumes da nossa identidade, mas habitualmente não é pautada pela indústria da cultura e a mídia comercial”, afirma. “Por isso entendemos a necessidade da intervenção do Estado na promoção e visibilidade dessa arte e de seus artistas”, destaca o secretário.
O projeto Fogueiras da Cultura é executado de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura, definidas como prioridades da gestão de cultura do Estado. “Esta é mais uma ferramenta de afirmação da identidade paraibana. Estamos promovendo a cidadania e empoderando o movimento cultural do Estado”, acrescentou o secretário.


Parcerias – A curadoria do projeto considerou os trabalhos focados nos costumes, valores e tradições populares paraibanas, sendo realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, responsável pela contratação dos grupos, e a Associação Balaio Nordeste, que auxiliou na logística e produção do evento.
Programação:
15 de junho – Catolé do Rocha – Praça José Sérgio Maia – 19h
- Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus
- Flor de Caroá
- Assis Rosa e Trio Catolé
16 de junho – Patos – Praça da Igreja de São Sebastião – 19h
- Aécio Flávio
- Trio Tamanduá
- Derréis
18 de junho – Cajazeiras – Avenida Presidente João Pessoa – 19h
- Tico do Banjo
- Trio Jeito Nordestino
- Chico Amaro
19 de junho – Itaporanga – Avenida Getúlio Vargas – 19h
- Forró da Lamparina
- Edmilson e Sua Gente
- Dodô e seu Regional
20 de junho – Sousa – Largo do Centro Cultural BNB – 19h
- Congos de Pombal
- Neném de Monteiro e Forró Xote
- Irmãos Vieira
21 de junho – Princesa Isabel – Praça de Eventos – 19h
- Alexandre Pé de serra
- Forró Encabulado
- Pife Perfumado
22 de junho – Monteiro – Praça João Pessoa – 19h
- Sandra Belê
- Osmando Silva
- Pife Perfumado

26 de junho – Campina Grande – Salão do Artesanato Paraibano – 19h
- Benedito do Rojão
- Zelita Calixto e seu Regional
- Sandra Belê

27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de serra
- Flor de Caroá
28 de junho – Cuité – Arraial da Serra – 19h
- Os Três do Norte
- Amantes do Forró
- Beto Brito
29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte
30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação Completa da FLIBO em Boqueirão

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL EDITAL CHAMADA PÚBLICA No - 1-2013/SNBP O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, no uso das atribuições legais torna público que a partir do dia 18/09/2013 no sítio da FBN link: http://www.bn.br. estará disponível Edital de Chamada Pública Nº 01-2013/SNBP. OBJETO: O presente concurso tem por objeto a premiação de, no mínimo, 100 (cem) propostas de apoio à modernização e qualificação de espaços e serviços em biblioteca comunitária e ponto de leitura no país. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS: No presente concurso, os valores estimados a este certame serão de R$3.200.000,00, oriundos da LOA da FBN, do "Programa: 2027 - Cultura, Preservação, Promoção e Acesso", da "Ação: 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais", conforme disponibilidade orçamentária do exercício de 2013. INSCRIÇÃO: As inscrições e condições de participação estão descritas no item 3 do Edital, disponível no sítio www.bn.br, e estarão abe…

E-book grátis de precificação de artesanato!

Olá, tudo bem? Se você gosta do universo de artesanatos, então, leia a mensagem até o final pois tenho uma GRANDE novidade pra te contar. Consegui contato com a Carla Tiago. Ela possui mais de 10 anos de experiência na produção de diferentes tipos de artesanatos, atualmente é Designer em Glicerina (sabonetes artesanais) e fundadora do site Artesanato Rico que é um projeto para ajudar artesãos a ter mais sucesso e lucratividade no artesanato. Em nossa conversa, me revelou algumas coisas bem pessoais e eu pedi a ela se poderia compartilhar essa história para mais pessoas. Ela aceitou e ficou feliz em compartilhar porque acredita que a sua história pode ajudar mais pessoas. Quando ela iniciou seu negócio de artesanato, teve alguns problemas. Achava que o importante era só se dedicar na produção dos produtos e nas vendas, e mesmo tendo facilidade nas duas coisas, perdeu muito tempo e boa parte do dinheiro investido. Revelou ter deixado de lado um detalhe muito importante do negócio: …