Pular para o conteúdo principal
Sonora Brasil apresenta cultura popular de festas religiosas na primeira etapa de 2011

            As pluralidade de vozes que apresentam o repertório das festividades religiosas de norte a sul do país formam o conceito do Sonora Brasil 2011, que chega à Paraíba nos dias 10 e 11 de julho, em Campina Grande e João Pessoa. Na etapa inaugural do ano, o projeto traz ao estado o grupo maranhense Caixeiras do Divino, que se apresentam no dia 10 no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, e no dia 11 na Igreja de São Francisco, em João Pessoa. As apresentações, que são gratuitas, acontecem às 20 horas, e o projeto é uma promoção do Serviço Social do Comércio.
            A apresentação destacará a forte expressão cultural presente na festa do Divino Espírito Santo, que acontece no Maranhão e está diretamente ligada às religiões afro-brasileiras. Entre os elementos mais importantes dessa festa estão as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando as etapas da cerimônia. Com habilidade de improviso, as caixeiras precisam conhecer cada detalhe do ritual, e entoam em canto os toques da festividade.
            As Caixeiras do Divino, formado por Maria Rosa, Maria de Jesus, Zezé de Iemanjá, Rosa Barbosa e Rosa Dias, apresentarão as várias etapas através de seus respectivos cânticos. Ora em uníssono, ora em duas vozes, as características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo. Na programação dos toques, como são conhecidas as etapas da apresentação, estão a Alvorada, Alvoradinha, Senhora Santana, Nossa Senhora da Guia, Espírito Santo Dobrado, Apareça Santa Crôa, No Bater da Minha Caixa, Salva Coroa, Dança das Caixeiras e Despedida.
            O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação Completa da FLIBO em Boqueirão

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL EDITAL CHAMADA PÚBLICA No - 1-2013/SNBP O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, no uso das atribuições legais torna público que a partir do dia 18/09/2013 no sítio da FBN link: http://www.bn.br. estará disponível Edital de Chamada Pública Nº 01-2013/SNBP. OBJETO: O presente concurso tem por objeto a premiação de, no mínimo, 100 (cem) propostas de apoio à modernização e qualificação de espaços e serviços em biblioteca comunitária e ponto de leitura no país. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS: No presente concurso, os valores estimados a este certame serão de R$3.200.000,00, oriundos da LOA da FBN, do "Programa: 2027 - Cultura, Preservação, Promoção e Acesso", da "Ação: 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais", conforme disponibilidade orçamentária do exercício de 2013. INSCRIÇÃO: As inscrições e condições de participação estão descritas no item 3 do Edital, disponível no sítio www.bn.br, e estarão abe…

E-book grátis de precificação de artesanato!

Olá, tudo bem? Se você gosta do universo de artesanatos, então, leia a mensagem até o final pois tenho uma GRANDE novidade pra te contar. Consegui contato com a Carla Tiago. Ela possui mais de 10 anos de experiência na produção de diferentes tipos de artesanatos, atualmente é Designer em Glicerina (sabonetes artesanais) e fundadora do site Artesanato Rico que é um projeto para ajudar artesãos a ter mais sucesso e lucratividade no artesanato. Em nossa conversa, me revelou algumas coisas bem pessoais e eu pedi a ela se poderia compartilhar essa história para mais pessoas. Ela aceitou e ficou feliz em compartilhar porque acredita que a sua história pode ajudar mais pessoas. Quando ela iniciou seu negócio de artesanato, teve alguns problemas. Achava que o importante era só se dedicar na produção dos produtos e nas vendas, e mesmo tendo facilidade nas duas coisas, perdeu muito tempo e boa parte do dinheiro investido. Revelou ter deixado de lado um detalhe muito importante do negócio: …