Sonora Brasil apresenta cultura popular de festas religiosas na primeira etapa de 2011

            As pluralidade de vozes que apresentam o repertório das festividades religiosas de norte a sul do país formam o conceito do Sonora Brasil 2011, que chega à Paraíba nos dias 10 e 11 de julho, em Campina Grande e João Pessoa. Na etapa inaugural do ano, o projeto traz ao estado o grupo maranhense Caixeiras do Divino, que se apresentam no dia 10 no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, e no dia 11 na Igreja de São Francisco, em João Pessoa. As apresentações, que são gratuitas, acontecem às 20 horas, e o projeto é uma promoção do Serviço Social do Comércio.
            A apresentação destacará a forte expressão cultural presente na festa do Divino Espírito Santo, que acontece no Maranhão e está diretamente ligada às religiões afro-brasileiras. Entre os elementos mais importantes dessa festa estão as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando as etapas da cerimônia. Com habilidade de improviso, as caixeiras precisam conhecer cada detalhe do ritual, e entoam em canto os toques da festividade.
            As Caixeiras do Divino, formado por Maria Rosa, Maria de Jesus, Zezé de Iemanjá, Rosa Barbosa e Rosa Dias, apresentarão as várias etapas através de seus respectivos cânticos. Ora em uníssono, ora em duas vozes, as características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo. Na programação dos toques, como são conhecidas as etapas da apresentação, estão a Alvorada, Alvoradinha, Senhora Santana, Nossa Senhora da Guia, Espírito Santo Dobrado, Apareça Santa Crôa, No Bater da Minha Caixa, Salva Coroa, Dança das Caixeiras e Despedida.
            O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-book grátis de precificação de artesanato!