Capacitação de gestores culturais

4 de setembro de 2013
Estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. O objetivo é oferecer a oportunidade de capacitação continuada e gratuita para os agentes culturais, sejam eles artistas, produtores, técnicos, gestores públicos ou administradores de empreendimentos na área da cultura.
O programa é uma iniciativa das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC). Conta, ainda, com a participação da Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI), da Secretaria Executiva do MinC.
O segundo ciclo de capacitação para agentes culturais é ministrado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF.  A novidade em relação à primeira edição do programa, realizada entre 2009 e 2011, é que foram incluídos conteúdos sobre economia criativa e gestão de empreendimentos criativos.
Curto, médio e longo prazo
A proposta do novo formato do programa de capacitação é preparar o artista ou gestor cultural para que ele consiga desenvolver sua atividade não só como um projeto de curto prazo, mas também dar continuidade e desenvolver seu trabalho a médio e longo prazo de forma sustentável.
O programa foi dividido em quatro etapas, sendo que as duas primeiras serão ministradas na modalidade de ensino a distância. Já as oficinas presencias começam a partir da terceira etapa. O acesso à etapa seguinte é condicionado à aprovação na etapa anterior.
Na primeira etapa serão abordados conceitos básicos de gestão cultural e a segunda desenvolve os módulos de gestão de projetos culturais e de planos de negócios para empreendimentos criativos.
As oficinas presenciais, na terceira etapa, trabalham a prática dos conteúdos ministrados na segunda etapa. As oficinas da quarta etapa são dirigidas aos alunos que desejarem desenvolver técnicas para o ensino das habilidades adquiridas durante a formação.
Primeira turma começa em outubro
As matrículas para a primeira etapa estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do SENAC/DF. O aluno deverá escolher apenas um dos polos ao inscrever-se. Todo o curso é gratuito, mas se o aluno residir em outra localidade, as despesas de locomoção e hospedagem para as oficinas presencias são de sua responsabilidade.
Houve uma adequação de datas e, por isso, aqueles que se inscreverem até o dia 18 de setembro participam da primeira turma, que inicia as aulas em 7 de outubro.
As inscrições feitas após essa data (18 de setembro), ficam para a segunda turma, no dia 4 de novembro.
Também está programada uma terceira turma, que deverá começar em fevereiro de 2014.
Para saber como funciona o programa, leia o Regulamento
Para efetuar a matrícula, acesse aqui
Mais informações:
Coordenação de Programa de Capacitação
Telefones: (61) 2024-2087 e 2024-2132 ou pelo email programadecapacitacao@cultura.gov.br

(Texto: Marcelo Leal , SEC/MinC)
(Publicado por Ascom/MinC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-book grátis de precificação de artesanato!